Booktailors
info@booktailors.com

Travessa das Pedras Negras

N.º 1, 3.º Dto.

1100-404 Lisboa
(+351) 213 461 266

Facebook Booktailors
Twitter Booktailors

FourSquare Booktailors



Facebook Bookoffice


Editoras Nacionais
Livrarias Nacionais
Livrarias on-line
Editoras Brasileiras
Imprensa Brasileira
Blogosfera Brasileira
Eventos no Brasil
Imprensa Internacional

Associações e Institutos de Investigação
Feiras internacionais
Seg, 31/Ago/15
Seg, 31/Ago/15

 

«O mundo do escritor em 1500 metros quadrados, entre fotos, instalações e projecções visuais. Iggy Pop é um dos convidados.» Ler no Público.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Seg, 31/Ago/15

 

«Oliver Sacks, o neurologista e escritor, que vendeu mais de um milhão de livros e inspirou filmes, morreu este fim de semana aos 82 anos.» Ler no Observador.

 

«Oliver Sacks, professor de neurologia da Universidade de Nova Iorque, autor de best-sellers cheios daquilo a que ele chamava de “contos clínicos” – e que deram origem a filmes de Hollywood como Despertares (com Robert de Niro e Robin Williams) e À primeira vista (com Val Kilmer e Mira Sorvino)». Ler no Público.

 

«A assistente pessoal de Sacks, Kate Edagr, confirmou ao diário norte-americano que a causa da morte foi o cancro que foi diagnosticado ao escritor há nove anos.» Ler no Diário de Notícias

Etiquetas: ,

por Booktailors às 11:15 | comentar | partilhar

Seg, 31/Ago/15

 

Curso de Gestão de Projetos Editoriais, por vários

 

Objetivo geral:

Munir os formandos de conhecimentos e competências que lhes permita reconhecer, antecipar e evitar os problemas de qualidade mais habituais das diferentes fases do processo de edição de um livro.

Público-alvo:

profissionais da área editorial, editores e estudantes de edição.

Formadores:
Nuno Quintas
Consultor editorial da Booktailors desde 2009, tradutor e revisor literário e técnico. Mestre em Edição de Texto (Universidade Nova de Lisboa, 2010), pós-graduado em Gestão Cultural (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2006) e licenciado em Línguas e Literaturas e Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses (Universidade Nova de Lisboa, 2001).

Paulo Ferreira tem pós-graduação em Edição. É, desde 2009, especialista convidado no Mestrado de Edição, da Universidade de Aveiro. É autor do romanceOnde a Vida se Perde (Quetzal, 2011).
João Costa é produtor gráfico da Finepaper e ex-diretor de produção da Cavalo de Ferro, com mais de 10 anos de experiência em edição e professor na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça e no Curso de Especialização para Técnicos Editoriais, da FLUL.
Vítor Paulino
é designer e sócio-fundador da RPVP Designers. Tem entre os seus clientes a Quetzal Editora, Livros de Seda, Círculo de Leitores, Porto Editora, Plátano Editora, Bertrand Editora, Edições 70 e Nova Vaga Editora, entre outros.


Programa do curso:
1. COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDITORIAIS
1.1 Tipologias.
1.2 Coordenação e programação.
1.3 Orçamentação e estratégia de publicação.
Por Nuno Quintas

 

2. REVISÃO E EDITING
2.1 Perfil de competências do revisor.
2.2 Tipos de revisão: abordagens restritivas e extensivas.
2.3 Níveis e fases de revisão: da normalização aos ozalides.
Por Nuno Quintas


3. REVISÃO DE TRADUÇÃO
3.1 Parâmetros de revisão: transferência de significado; conteúdo; estilo.
3.2 Princípios e processos da revisão de tradução.
3.3 Avaliação da qualidade de uma tradução.
Por Nuno Quintas


4. O DESIGN E O DESIGN DE PAGINAÇÃO DE UMA EDITORA
4.1 Análise ao meio gráfico editorial.
4.2 Princípios gerais do desenho gráfico da capa.
4.3 Princípios gerais do desenho gráfico do miolo.
4.4 Princípios gerais de paginação. Passar do «layout» à paginação.
Por Vítor Paulino

 

5. GESTÃO DA PRODUÇÃO GRÁFICA
5.1 Da escolha dos materiais.
5.2 Da escolha dos acabamentos.
5.3 Da escolha do tipo de impressão.
5.4 Da selecção das gráficas.
5.5 Do acompanhamento da produção.
Por João Costa


6. GESTÃO DA PÓS-EDIÇÃO
6.1 O time-to-market e a gestão dos ciclos de vida.
6.2 Do preço.
6.3 Da distribuição.
Por Paulo Ferreira

7. PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COMUNICAÇÃO EDITORIAL

7.1 Da relação com os media.
7.2 Do novo mundo digital.
7.3 Da relação com o Público-final (leitores).
Por Paulo Ferreira


Dados técnicos:

N.º de sessões: 7.
Datas: 16, 21, 23, 28 e 30 de setembro e 6 e 8 de outubro.

Horário: 18.30-21.30.
Total de horas: 21.
Propina: 180 €.
Descontos: 10 % para ex-alunos Booktailors, estudantes ou formandos que realizem pagamentos a pronto. Desconto máximo acumulável: 20 %.

Local da formação: Bookoffice — Travessa das Pedras Negras, n.º 1, 3.º direito, 1100 - 404 Lisboa.

 

Para se inscrever, por favor envie CV (com a referência de assunto de e-mail: GPE set 2015) para: formacao@booktailors.com.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Sex, 28/Ago/15
Sex, 28/Ago/15

 

«Resultados da primeira Conta Satélite da Cultura mostram que as atividades económicas culturais geraram mais riqueza para o país do que as indústrias alimentares e representam 2 % do emprego nacional.» Ler no Observador.


por Booktailors às 17:15 | comentar | partilhar

Sex, 28/Ago/15

 

Vendas das livrarias abrandam em agosto 

Em comparação com 2014, as vendas das livrarias em 2015 tem sido francamente superior, com maio a registar uma subida recorde de 21 %. Agosto regista a primeira quebra do ano, na ordem dos 5,5 %. Ainda assim, 2015 continua a ser um ano de crescimento, a registar também um maior número de lançamentos.

 

Bienal de São Paulo já tem data

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo decorre entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro de 2016. Ainda não foram avançados detalhes sobre a programação. A edição passada do evento contou com mais de 700 mil visitantes, com a Alemanha, Angola, Canadá, China, França, Índia, Japão e Suíça a marcarem presença. 

 

São Paulo com novo festival literário 

Ainda por confirmar, o Encontro Mundial da Invenção Literária poderá ter a sua estreia em São Paulo, entre os dias 12 e 15 de novembro. A inciativa é da Academia Paulista de Letras, e irá estender-se por 30 livraria e espaços culturais espalhados pela cidade. Entre os convidados estão João Gilberto Noll, Leonardo Padura, Valter Hugo Mãe ou Gonçalo M. Tavares. 

 

Etiquetas:

por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Sex, 28/Ago/15

 

Há mais de 20 anos que José Gutierrez trabalha na recolha de lixo em Bogotá, Colômbia. A profissão faz com que se cruze com dezenas de livros por dia. Gutierrez decidiu resgatá-los do lixo e criou uma biblioteca em sua casa que conta já com mais de 20 mil livros que coloca à disposição das crianças mais desfavorecidas, para quem os livros são um luxo. Leia mais aqui

Etiquetas: ,

por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Sex, 28/Ago/15

 

«O escritor Bento da Cruz, de 90 anos, autor, entre outras obras, de O Lobo Guerrilheiro, morreu, esta quarta-feira, no Porto, onde residia desde 1971, disse à Lusa fonte editorial.» Ler no Jornal de Notícias.

 

«Literariamente estreou-se em 1959 com a obra Hemoptise, assinada sob o o pseudónimo de Sabiel Truta. Ao longo de 50 anos de carreira literária publicou cerca de 25 títulos, entre contos, romances, biografia e crónicas, que compilou em três volumes sob o título "Prolegómenos", o mesmo da coluna que regularmente assinava no jornal Correio do Planalto, por si fundado depois do 25 de Abril de 1974.» Ler no Sol.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 10:00 | comentar | partilhar

Sex, 28/Ago/15

 

Guardian analisou a lista dos livros mais vendidos de 2015 da cadeia Waterstones e comparou os resultados com a lista dos livros digitais mais vendidos do Kindle e chegou à conclusão que o anonimato do leitor digital nos torna menos propensos a ler (e a exibir) alta literatura. Leia mais aqui


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Qui, 27/Ago/15
Qui, 27/Ago/15

 

Na China, em pouco menos de três meses, O Jardim Encantado, de Johanna Basford, o livro que inaugurou a febre dos livros de colorir para adultos, já vendeu 3 milhões de exemplares. No total, foram já 7 milhões de cópias vendidas por todo o mundo, com a China, o Brasil e os EUA entre os mais entusiastas desta técnica para aliviar o stress. Leia mais aqui.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 17:15 | comentar | partilhar

Qui, 27/Ago/15

 

«Vonne Endlichkait [Da Finitude], um volume de prosas breves e poemas que o Nobel da Literatura Günter Grass concluiu pouco antes de morrer, em Abril passado, chega esta sexta-feira às livrarias alemãs.» Ler no Público.

Etiquetas: , ,

por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Qui, 27/Ago/15

 

«As prateleiras mal iluminadas e escurecidas pelo pó da Biblioteca Nacional de Bagdade escondem um tesouro de papéis enrugados que contêm crónicas verdadeiras de sultões e reis, imperialistas e socialistas, ocupação e libertação, guerra e paz.» Ler no jornal i.


por Booktailors às 13:30 | comentar | ver comentários (1) | partilhar

Qui, 27/Ago/15

 

«Museu da Electricidade, em Lisboa, inaugura a 4 de Setembro exposição de fotografia de Duarte Belo.» Ler no Público.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Qua, 26/Ago/15
Qua, 26/Ago/15

Capturar.PNG

 

A Bíblia, Os Versículos Satânicos1984 e até mesmo O Feiticeiro de Oz não passaram ao lado da censura. Um histórico dos livros mais banidos de sempre para conhecer aqui

Etiquetas: ,

por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Qua, 26/Ago/15

 

«O festival literário programado este ano para a Feira do Livro do Porto incluirá dez debates, nos quais participarão grandes nomes da literatura e da cultura portuguesas, tais como Richard Zimler, Valter Hugo Mãe, Sérgio Godinho, Álvaro Magalhães e Francisco José Viegas.» Leia mais aqui.


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Qua, 26/Ago/15

 

Fun Home - Uma Trágicomédia Familiar, de Alison Bechdel, faz parte das leituras de verão dos caloiros da Universidade Duke, uma das mais conceituadas universidades dos EUA, mas alguns alunos foram notícia quando se recusaram publicamente a ler o livro. Os caloiros apontam os temas abordados pela obra (como a homosexualidade e o sexo) como sendo opositores aos seus valores morais. A notícia reacendeu o debate em torno do livro (que já foi alvo de atitudes semelhantes no passado) e do papel das universidades em promover a discussão e a reflexão em torno dos livros e temas fraturantes. Leia mais aqui

Etiquetas: ,

por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Qua, 26/Ago/15

 

Com o fim do verão, as editoras de banda desenhada (das gigantes Marvel e DC até às independentes) alinham os novos lançamentos. Da reestruturação dos títulos da Marvel, passando por novos títulos de Batman e Guerra das Estrelas, até ao regresso de Neil Gaiman a Miracleman, sem esquecer o promissor From Under Mountains, há para todos os gostos. A lista para conhecer aqui.


por Booktailors às 10:00 | comentar | partilhar

Ter, 25/Ago/15
Ter, 25/Ago/15

 

Uma cadeia de livrarias japonesa, a Kinokuniya, comprou 90 mil das 100 mil cópias da primeira tiragem do novo livro de Haruki Murakami, Novelist As a Vocation.  O objetivo é limitar o acesso das lojas em linha ao livro e obrigar os leitores a dirigirem-se a uma loja física numa altura em que as livrarias lutam para sobreviver. Leia mais aqui


por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Ter, 25/Ago/15

 

«A 4.ª bienal de cultura espanhola em Portugal traz El Greco, teatro ou concertos a 13 cidades do país. Começa em setembro, com o Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura entregue à escritora Lídia Jorge.» Ler no Diário de Notícias.


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Ter, 25/Ago/15

 

«Uma escola norte-americana criou uma "sala de leitura" para ler e pedalar ao mesmo tempo. O exercício de corpo e mente revela-se positivo: reduz a obesidade e aumenta a concentração e o gosto de ler.» Ler no Observador.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Ter, 25/Ago/15

 

Mary James, uma professora britânica, abriu uma biblioteca no campo de refugiados de Calais, que acolhe, segundo as autoridades francesas, perto de 3 mil emigrantes. 

Os livros (como O Senhor dos Anéis ou Em Parte Incerta) provêm de doações e estão, na sua maioria, em inglês. Para Mary James este projeto é essencial uma vez que são os próprios refugiados que procuram os livros para aprender a língua e se adaptarem a situações de emprego. A biblioteca conta já com 200 livros e serve ainda de apoio a uma escola. Leia mais aqui.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Seg, 24/Ago/15
Seg, 24/Ago/15

 

Seis escritores partilharam com o New York Times o seu espaço de trabalho. Da cave sem luz natural até à sombra das árvores de um jardim, a inspiração chega a todo o lado. Para conhecer aqui.


por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Seg, 24/Ago/15

 

A Universidade do Texas comprou os arquivos de Kazuo Ishiguro por 1 milhão de dólares. Textos nunca antes publicados, notas e rascunhos, um primeiro capítulo alternativo do romance Os Despojos do Dia,  peças de teatro e letras de músicas podem ser encontrados entre os documentos do autor. Leia mais aqui


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Seg, 24/Ago/15

Tem sido um verão complicado para Jeff Bezos, administrador-delegado da Amazon. Depois de, na semana passada, o New York Times ter publicado um artigo sobre as más condições de trabalho dos empregados da Amazon, um grupo de 500 autores norte-americanos volta aos protestos contra aquilo que dizem ser um monopólio no mercado editorial (a Amazon é responsável por 40 % da venda de livros nos EUA). Autores como Nora Roberts, Scott Turow ou Nelson DeMille exigem que o caso seja levado à justiça. Leia mais aqui


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Seg, 24/Ago/15

 

«Dez trabalhos inéditos de Agatha Christie foram encontrados nos arquivos familiares e das companhias de teatro com quem trabalhou pelo produtor teatral Julius Green, encenador de cerca de 250 peças e musicais da escritora britânica.» Ler no Diário de Notícias.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 10:00 | comentar | partilhar

Sáb, 22/Ago/15
Sáb, 22/Ago/15

 

Etiquetas:

por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Sex, 21/Ago/15
Sex, 21/Ago/15

 

Retirado daqui.

Etiquetas:

por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Sex, 21/Ago/15

 

Festival Fliaraxá aposta no ecletismo 

A programação do  festival literário Fliaraxá, que se realiza entre os dias 26 e 30 de agosto, aposta, este ano, no ecletismo dos autores convidados. O evento irá reunir autores que têm conquistado as tabelas de vendas (como Paula Pimenta, Pedro Gabriel ou Bruna Vieira) com nomes consagrados da literatura brasileira (como Nélida Piñon, Luiz Ruffato e Marina Colasanti). 

 

Saraiva com prejuízo no segundo trimestre de 2015

Os resultados do segundo trimestre de 2015 representaram uma queda de 8 milhões de reais (cerca de 2 milhões de euros) para a Saraiva. A cadeia de lojas já anunciou o encerramento de duas lojas até ao final do ano.

 

Bienal do Rio com 1.º Encontro Internacional de Profissionais do Livro 

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro recebe pela primeira vez o 1.º Encontro Internacional de Profissionais do Livro. O evento, de entrada gratuíta, realiza-se no dia 3 de setembro, e conta com palestras e mesas de debate.

 

Paula Pimenta domina tabelas de vendas

É a escritora do momento. Paula Pimenta, 40 anos, conquistou o público juvenil com as séries A Minha Vida é um Filme Minha Vida Fora de Série. Para que não restem dúvidas sobre o sucesso da autora, na tabela de vendas de julho, 6 dos 10 lugares cimeiros são dela. 

Etiquetas:

por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Sex, 21/Ago/15

 

«Desde que começou a cobrar entradas, a média diária de visitas a este espaço icónico do Porto chega às 3500 pessoas». Ler na TVI24.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 14:00 | comentar | partilhar

Sex, 21/Ago/15

 

Guardian passou dois anos a construir a lista dos 100 melhores romances escritos em inglês. Clássicos incontornáveis como UlissesCoração das Trevas ou Moby Dick, fazem parte da lista para conhecer aqui.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Qui, 20/Ago/15
Qui, 20/Ago/15

 

«O incentivo à leitura é algo levado muito a sério na Roménia. Principalmente porque, recentemente, um jovem chamado Victor Miron teve uma ideia muito interessante: que os passageiros com livros não pagassem passagem no transporte público. Ele apresentou a ideia ao prefeito da cidade, que a colocou em prática de 4 a 7 de julho desse ano. Nesses dias, quem carregava um livro para ler durante o trajeto realmente não precisou pagar passagem.» Ler mais aqui.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Qui, 20/Ago/15

 

«Primeiro vieram as livrarias. Numa antiga igreja, numa adega, no mercado, numa antiga escola primária e por aí adiante até Óbidos ter uma mão cheia delas. Entre 15 e 25 de outubro, arranca a primeira edição do Folio, um festival literário que sublinha a intenção de fazer da localidade uma vila literária.» Ler no Diário de Notícias.


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Qui, 20/Ago/15

 

O autor Andrés Trapiello adaptou o clássico D. Quixote de La Mancha para um espanhol contemporâneo e as reações não se fizeram esperar. Embora esteja no topo das vendas em Espanha a adaptação já foi considerada um atentado à literatura. Saiba mais aqui.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Qui, 20/Ago/15

 

«Popular personagem do holandês Dick Bruna vai passar pelo Rijksmuseum, em Amesterdão. Se esta exposição fosse um livro infantil, o seu título seria provavelmente Miffy na casa de Rembrandt.» Ler no Público.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Qua, 19/Ago/15
Qua, 19/Ago/15

 

As duas livrarias do Festival Internacional do Livro de Edimburgo venderam, nos primeiros dois dias do festival, 10 mil livros. Entre os mais vendidos estão The Shed That Fed a Million Children, de Magnus Macfarlane-Barrow, How to be Both, de Ali Smith, e The Bolds, de Julian Clary, autores que estiveram presentes nos primeiros dias do festival. Para o diretor, Nick Barley, esta é a prova que os livros continuam a ser excitantes, inspiradores e uma ferramenta fundamental para compreendermos o mundo de hoje. Leia mais aqui.


por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Qua, 19/Ago/15

 

O mercado de livros digitais continua a crescer nos mercados de língua inglesa e representa já um quarto das vendas totais de livros nos EUA, Canadá e Reino Unido. A Europa, no entanto, continua a resistir aos livros digitais com as vendas a atingir os 8 % em França, 4 % na Alemanha e Itália, e pouco mais de 1 % na Suécia e Noruega. Para além do problema do IVA aplicado aos livros digitais (na maioria dos casos os e-books não beneficiam da redução do imposto aplicada aos congéneres físicos) há também uma resistência aos grandes descontos e a preços mais baixos (que foram os grandes impulsionadores dos livros digitais no mercado de língua inglesa). Leia mais aqui


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Qua, 19/Ago/15

 

Um grupo de cientistas norte-americano construiu um livro que é também um filtro de água. Cada página, para além de alertar para os perigos da água contaminada, pode ser utilizada diversas vezes, filtrando até 100 litros de água. Um só livro garante o fornecimento de água potável para um indíviduo durante quatro anos. Os testes, realizados no Bangladesh e em algumas regiões de África, foram um sucesso e falta agora perceber se as pessoas continuarão a recorrer às suas páginas no acesso a água potável. Leia mais aqui

Etiquetas: ,

por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Qua, 19/Ago/15

 

«O escritor brasileiro Rogério Andrade Barbosa percorre há mais de 25 anos o continente africano para recolher histórias infantis e preservar a tradição oral, e tem vários livros dedicados aos países de expressão portuguesa.» Ler no jornal i.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Ter, 18/Ago/15
Ter, 18/Ago/15

 

«O monólogo Casaverde, a partir de O alienista, de Machado de Assis, é a peça que O Bando vai apresentar no Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília.» Ler no Observador.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Ter, 18/Ago/15

 

«O final de Crónicas de Gelo e Fogo vai ser “agridoce” e não necessariamente apocalíptico, disse esta semana George RR Martin, o autor do épico literário de fantasia que deu origem à popularíssima série televisiva Guerra dos Tronos. “Ainda não escrevi o fim”, explicou ainda o escritor ao jornal nova-iorquino New York Observer numa altura em que está a trabalhar no sexto e penúltimo livro da saga.» Ler no Público.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Ter, 18/Ago/15

 

«Psicólogo sueco publica livro infantil que adormece os miúdos. É uma edição de autor que está a fazer história na Amazon do Reino Unido e que já ultrapassou em vendas o novo romance de Harper Lee.» Ler no Público.


por Booktailors às 12:00 | comentar | ver comentários (1) | partilhar

Ter, 18/Ago/15

 

«Foi o romancista que melhor retratou a crise económica e os respectivos escombros sociais que se lhe seguiram. O escritor espanhol Rafael Chirbes (Tavernes de la Valldigna, 1949) morreu neste sábado, aos 66 anos, de cancro.» Ler no Público. 

Etiquetas: ,

por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Seg, 17/Ago/15
Seg, 17/Ago/15

 

Na semana passada o Times Literary Supplement publicou uma crónica inédita de T. S. Eliot onde o autor americano escreve sobre o romance contemporâneo. Para Eliot, a literatura dos anos 20 mostrava pouca preocupação moral, D. H. Lawrence era demoníaco e Aldous Huxley tinha de escrever 30 livros para chegar a um bom. Leia mais aqui


por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Seg, 17/Ago/15

 

O Youtube é uma fonte constante de prescritores e influências nas mais diversas áreas. Os livros não são excepção e os booktubers têm conquistado cada vez mais tempo de antena. Com milhares de seguidores, são várias as editoras que organizam lançamentos, criam canais em linha, e fazem destas estrelas da internet uma parte importante da sua estratégia de promoção. Leia mais aqui


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Seg, 17/Ago/15

 

A omnipresença dos telemóveis nos nossos hábitos já se estendeu aos livros digitais. Em 2014, 54 % dos compradores de e-books utlizaram o telemóvel para ler. Os dados são animadores e o mercado existe, o que está a levar as grandes editoras a optimizar o conteúdo para esta plataforma e a afirmar que o futuro está aqui. Leia mais no Wall Street Journal.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Seg, 17/Ago/15

 

Tudo o que Conta, de James Salter, Toda a Luz que Não Podemos Ver, de Anthony Doerr, A Sexta Extinção, de Elizabeth Kolbert, A Planície, de Jhumpa Lahiri, Between the World and Me, de Ta-Nehisi Coates, e Washington: A Life, de Ron Chernow, são os livros que Barack Obama leva consigo nas férias de verão. Leia mais aqui.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Dom, 16/Ago/15
Dom, 16/Ago/15

 

Etiquetas: ,

por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Sáb, 15/Ago/15
Sáb, 15/Ago/15

 

Etiquetas:

por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Sex, 14/Ago/15
Sex, 14/Ago/15

Capturar.PNG

 Retirado daqui.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Sex, 14/Ago/15

 

Programa Nacional Biblioteca da Escola suspenso

O governo brasileiro confirmou que, em 2016, o Programa Nacional Biblioteca da Escola, que o ano passado forneceu derca de 19 milhões de livros às escolas, não terá verba atríbuida. O governo fala apenas de uma suspensão temporária e não num cancelamento permanente no programa. As várias entidades do livro preparam-se agora para uma sessão parlamentar no dia 1 de setembro, em que se discutirá a sobrevivência do mercado do livro no Brasil e onde esperam surgir alterantivas a uma situação cada vez mais desanimadora.

 

Faturação das editoras cresce apenas 1 % no primeiro semestre 

Embora o retalho tenha registado uma subida nas vendas de 7 %, quando comparadas com o mesmo período de 2014, a faturação das editoras cresceu apenas 1 %. Os dados são do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

 

Jabúti com recorde de inscrições

Serão 2573 obras a concurso na edição de 2015 do Prémio Jabúti, o maior número de sempre na história do prémio. O ano passado, foram 2240 inscritos, um aumento de 15 %. 

 

Compra de livros didáticos gera polémica 

Vereadores da câmara de São Vicente recorreram à justiça para questionar a compra de 38 mil livros de robótica a serem distribuídos pela rede pública de escolas do estado. Os vereadores questionaram a celeridade do processo e o preço do contrato (cerca de 7 milhões de de reais) celebrado entre a câmara municipal e Sisttech Tecnologia Educacional. Numa altura em que a câmara de São Paulo não disponibilizará verba para a compra de livros, este negócio despertou suspeitas e acabou mesmo por ser suspenso. 

Etiquetas:

por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Sex, 14/Ago/15

 

«Um extenso conjunto de cartas e diários de Doris Lessing é o núcleo central do novo arquivo de escrita contemporânea da universidade de East Anglia, explica o mentor do projecto, Christopher Bigsby.» Ler no Público.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Sex, 14/Ago/15

 

«Pedro Mexia, Rui Cardoso Martins, Carlos Vaz Marques e Matilde Campilho são os autores que vão participar no Vodafone Vozes da Escrita, uma novidade da edição deste ano do festival Vodafone Paredes de Coura.» Ler no jornal i.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Qui, 13/Ago/15
Qui, 13/Ago/15

 

«O projeto de referendar o Acordo Ortográfico (AO1990) já recolheu cerca de 10 mil assinaturas, das 75 mil necessárias, admitiu hoje à Lusa uma das responsáveis pela iniciativa.» Ler no Diário Digital.


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Qui, 13/Ago/15

 

«Várias cidades esperavam receber restos mortais do autor morto em 2014. Governo local prevê aumento do turismo; escritor morava no México.» Ler no Globo.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Qui, 13/Ago/15

 

«A cantora Patti Smith vai transformar o seu livro autobiográfico Apenas Miúdos (editado em Portugal pela Quetzal) numa minissérie de televisão, a ser produzida pela estação de televisão Showtime – a mesma de séries comoHomeland e Dexter.» Ler no Público.

 

«Isto enquanto já se sabe que está em curso uma sequela do mesmo, chamado M Train, para ser editado a 6 de Outubro nos Estados Unidos e que chegará a Portugal em Fevereiro de 2016.» Ler no jornal i.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Qua, 12/Ago/15
Qua, 12/Ago/15

 

A Universidade de Cambridge disponibilizou, no seu sítio em linha, o primeiro livro impresso em várias cores. Trata-se de um manual de ilustração e caligrafia chinês, publicado em 1633. Para conhecer aqui.

Etiquetas:

por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Qua, 12/Ago/15

 

Estão abertas as inscrições para a edição de 2016 do Prémio Literário Casino da Póvoa que, este ano, premiará uma obra de prosa. 

Poderão concorrer obras publicadas em Portugal entre julho de 2013 e junho de 2015, que deverão ser enviadas até dia 22 de setembro. 

O vencedor será divulgado na cerimónia de encerramento do festival literário Correntes d'Escritas, que se realiza entre os dias 23 e 27 de Fevereiro na Póvoa de Varzim.


por Booktailors às 16:00 | comentar | partilhar

Qua, 12/Ago/15

 

A opinião do jornalista Paul Mason sobre a influência dos livros na leitura e na escrita. O nosso (cada vez maior) défice de atenção ou a própria configuração das páginas nas diferentes plataformas são fatores importantes. Para ler aqui.


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Qua, 12/Ago/15

 

«Foram feitas análises aos cachimbos utilizados por Shakespeare há 400 anos e as suspeitas de muitos estão agora mais próximas da verdade. O dramaturgo provavelmente fumou mais do que apenas tabaco.» Ler no jornal i.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Qua, 12/Ago/15

 

Projeto Putin é o nome da coleção que a editora Algoritm publicou sobre o presidente russo e assinada por diversos analistas e jornalistas estrangeiros sem, no entanto, os mesmos terem conhecimento do facto. Luke Harding, jornalista do Guardian, Edward Lucas, da Economist, ou Donald Jensen, analista especializado na Rússia, são alguns dos lesados. Entre os livros publicados encontram-se títulos como Nobody But PutinHow the West Lost to Putin ou Putin and the USA. Leia mais aqui


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Ter, 11/Ago/15
Ter, 11/Ago/15

O Manifesto Comunista, de Marx, O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir,  ou Os Analectos, de Confúcio, estão entre os 10 livros que mudaram o mundo. Uma lista para conhecer no sítio do Guardian, aqui.


por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Ter, 11/Ago/15

 

«Chama-se Dot e transforma textos online em caracteres de Braille. Chega aos EUA e Canadá em Dezembro por menos de 270 euros.» Ler no Público.


por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Ter, 11/Ago/15

 

«Chama-se Old Thatch e foi onde a famosa escritora de livros juvenis trabalhou nos livros que antecederam os famosos Cinco. Uma casa que Blyton considerava "perfeita"». Ler no Diário de Notícias.


por Booktailors às 14:00 | comentar | partilhar

Ter, 11/Ago/15

 

«A escritora Ana Filomena Amaral, com o conto Mulheres de água, venceu o Prémio Internacional Cidade de Araçatuba, no Estado de S. Paulo, no Brasil, foi hoje divulgado.» Ler no Diário Digital.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Ter, 11/Ago/15

 

«O pre­texto é a exis­tên­cia de um mag­ní­fico pro­jecto de uma livra­ria soli­dá­ria ins­ta­lada desde o iní­cio de Março no pri­meiro piso de um dos edi­fí­cios da Cida­dela, mesmo por cima do res­tau­rante Taberna da Praça, onde é ser­vido o brunch todos os sába­dos e domin­gos entre as 12h e as 16h. Quem nos recebe na Dejá Lu, a livra­ria, é Fran­cisca Pri­eto, uma das men­to­ras do pro­jecto, jun­ta­mente com Maria Faria de Car­va­lho. Fran­cisca explica que os livros que nos rodeiam nas três salas da livra­ria são obras em segunda mão, todas elas doa­das, e o resul­tado das ven­das destina-se a apoiar a Asso­ci­a­ção Por­tu­guesa de Por­ta­do­res de Tris­so­mia 21. Todos os que aqui tra­ba­lham fazem-no em regime de voluntariado.» Ler no Público.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Seg, 10/Ago/15
Seg, 10/Ago/15

 

«Mary Sebag-Montefiore agarra nos grandes clássicos da literatura e adapta-os para crianças. Agora, escolheu dez livros originais que, acredita, qualquer criança deve ler até aos 10 anos.» Ler no Observador.

Etiquetas: , ,

por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Seg, 10/Ago/15

 

«Mural feito em 2010 por quatro writers de Lisboa já não existe. Edifício, perto da Fundação Saramago, foi demolido na semana passada.» Ler no Público

Etiquetas: ,

por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Seg, 10/Ago/15

 

«Escritos de um José de Alencar que, aos 20 e poucos anos, travava os seus primeiros contactos com a imprensa foram localizados, no mês passado, em meio a 11 milhões de páginas de jornais no site de uma hemeroteca digital.» Ler no Diário Digital.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Seg, 10/Ago/15

 

«Questionado pela Lusa, sobre a razão pela qual não é levada à cena uma peça de Almeida Garrett, o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, afirmou: “Apresentar uma obra de Garrett - e existem obras que podiam ser apresentadas - mas apresentá-lo, porque se trata de uma efeméride, podia roçar o provincianismo, tipo ‘vamos agora celebrar o nosso grande autor, agora que o Teatro faz 170 anos'...”.» Ler no Diário Digital.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Dom, 9/Ago/15
Dom, 9/Ago/15

Etiquetas:

por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Sáb, 8/Ago/15
Sáb, 8/Ago/15

 

Teymour Shahabi decidiu partilhar no YouTube um diário da sua jornada pela autopublicação. Durante o processo, chegou à conclusão de que a melhor coisa que o YouTube pode fazer por um escritor é dar-lhe alguém para quem escrever. Retirado daqui.

Etiquetas:

por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Sex, 7/Ago/15
Sex, 7/Ago/15

 

Retirado daqui

Etiquetas: ,

por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Sex, 7/Ago/15

 

HarperCollins chega ao Brasil

A HarperCollins anunciou esta semana um empreendimento conjunto com a Ediouro que resultou na HarperCollins Brasil. Já no passado mês de outubro, a gigante editorial mostrara interesse no mercado brasileiro, quando se tornou a maior acionista da Thomas Nelson Brasil. O catálogo será composto pelos títulos da Ediouro, da Harlequin (que deixa de estar sob a alçada do Grupo Editorial Record) e da Thomas Nelson Brasil, assim como pelos lançamentos globais da HarperCollins.

 

Bienal do Rio anuncia programação

A 17.ª edição da Bienal do Rio, que decorre de 3 a 13 de setembro, traz mais de 200 autores ao Rio de Janeiro, entre os quais Eduardo Sacheri, Claudia Piñero, David Nicholls e Jeff Quinn. Este ano é de homenagem à Argentina, com uma comitiva de 14 autores, e a Maurício de Sousa, que comemora os seus 80 anos recebendo o Prémio José Olympio pelo empenho à promoção da leitura.

 

Primavera da Libre chega a Salvador

Depois de Belo Horizonte, chegou a vez de Salvador receber a Primavera da Libre. O evento dedicado aos pequenos e médios editores assume a vontade de se expandir, contando com o apoio e investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento. Para 2016 fica já a garantia de que o itinerário Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador é para repetir.

Etiquetas:

por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Sex, 7/Ago/15

 

Numa sessão de apresentação do seu mais recente romance, The Incarnations, a autora Susan Barker foi confrontada com a crítica de um leitor que dizia que, embora o seu livro oferecesse uma perspetiva interessante sobre a China, continuava a ser uma perspetiva ocidental. A autora britânica foi confrontada com esta interrogação nas várias cidades chinesas por onde passou para apresentar o seu livro, o que levou a perguntar-se: deverá a etnia de um escritor limitar a sua escrita? A resposta para ler, aqui.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Sex, 7/Ago/15

 

«As personagens Quim e Manecas, criadas pelo caricaturista Stuart de Carvalhais, celebram cem anos e a efeméride marcará o próximo AmadoraBD - Festival Internacional de Banda Desenhada, dedicado ao tema 'A criança na BD', foi hoje anunciado.» Ler no Diário Digital.


por Booktailors às 10:30 | comentar | partilhar

Sex, 7/Ago/15

 

Em agosto, são editados pela primeira vez em inglês todos os contos de Clarice Lispector. A autora tem colhido elogios em diversas publicações norte-americanas, como a New Yorker, e chegou a vez do autor Jeff VanderMeer professar a sua admiração comparando-a a Nabokov. Leia mais aqui.


por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Qui, 6/Ago/15
Qui, 6/Ago/15

 

Personagens de ficção que ganham corpo na realidade, travessias transatlânticas num balão, biografias ficcionadas de presidentes dos EUA ou estadias em campos de concentração que nunca chegaram a acontecer. O Guardian compilou numa lista os 10 maiores embustes literários da história, obscurecendo a fronteira entre o real e a ficção. Para conhecer aqui.


por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar

Qui, 6/Ago/15

 

O festival Nine Worlds Geek Fest, que se realiza no próximo fim de semana em Londres, vai celebrar os livros de ficção científica escrevendo um… em 75 minutos. O autor Chris Farnell conduzirá o processo: cerca de cinquenta participantes debatem o enredo e as personagens, e cada um terá um capítulo a seu cargo. No fim, juntam-se os capítulos, revê-se, e a obra nasce, disponibilizada em formato digital e de forma gratuita. Leia mais aqui.

Etiquetas: ,

por Booktailors às 15:00 | comentar | partilhar

Qui, 6/Ago/15

 

A Brilliant Books, uma livraria no Michigan, EUA, está a dar que falar por aceitar reembolsar os clientes que compraram Go Set a Watchman, o último romance de Harper Lee, lançado no mês de julho. A livraria afirma que a campanha que antecedeu o lançamento foi enganosa, uma vez que apresentou o livro como romance inédito e não como curiosidade académica, um rascunho do que viria a ser Mataram a Cotovia. Leia mais aqui.


por Booktailors às 12:00 | comentar | partilhar

Qui, 6/Ago/15

 

«Como medir a grandeza de um artista? A pergunta, mais actual que nunca, ressurge quando desaparece uma figura como Ana Hatherly, que morreu esta quarta-feira em Lisboa. Autora de uma obra singular e única no meio artístico português, foi também alguém que tocou e continua a tocar a sensibilidade de jovens e menos jovens artistas.» Ler no Público.

Etiquetas: , ,

por Booktailors às 09:00 | comentar | partilhar

Qua, 5/Ago/15
Qua, 5/Ago/15

 

Na Biblioteca Nacional sueca pode encontrar um livro que pode ser lido de 6 maneiras diferentes. Datada do século XVI, esta obra de engenharia editorial contém 6 livros num só, todos eles textos dedicados a orações, incluindo o Catecismo Menor de Lutero. Para conhecer aqui.


por Booktailors às 17:00 | comentar | partilhar


Subscreva a nossa newsletter

* indicates required
Publicações Booktailors
Carlos da Veiga Ferreira: Os editores não se abatem, Sara Figueiredo Costa



PVP: 12 €. Oferta de portes (válido para território nacional).

Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses, Sara Figueiredo Costa



PVP: 10,80 €. Preço com 10% de desconto e oferta de portes (válido para território nacional).

A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, José Afonso Furtado



PVP: 16,99 €. 10% de desconto e oferta de portes.

Livreiros, ler aqui.

PROMOÇÃO BLOGTAILORS



Aproveite a oferta especial de dois livros Booktailors por 20 €.

Compre os livros Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses, de Sara Figueiredo Costa e A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, de José Afonso Furtado por 20 €. Portes incluídos (válido para território nacional).

Encomendas através do e-mail: encomendas@booktailors.com.

Clique nas imagens para saber mais.
Leitores
Acumulado (desde Setembro 2007):

3 000 000 visitas


Site Meter
arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Etiquetas

acordo ortográfico

adaptação

agenda do livro

amazon

apel

associativismo

autores

bd | ilustração

bertrand

bibliotecas

blogosfera

blogtailors

blogtailorsbr

bookoffice

booktailors

booktrailers

byblos

coleção protagonistas da edição

correntes d'escritas 2009

correntes d'escritas 2010

correntes d'escritas 2011

correntes d'escritas 2012

design editorial

dia do livro

direitos de autor

distribuição

divulgação

e-book

e-books

edição

editoras

editores

emprego

ensaio geral na ferin

entrevista

entrevistas booktailors

estado | política cultural

estatísticas e números

eventos

feira do livro de bolonha 2010

feira do livro de frankfurt 2008

feira do livro de frankfurt 2009

feira do livro de frankfurt 2010

feira do livro de frankfurt 2011

feira do livro de frankfurt 2013

feira do livro de lisboa

feira do livro de lisboa 2009

feira do livro de lisboa 2010

feira do livro do porto

feira do livro do porto 2009

feiras do livro

feiras internacionais

festivais

filbo 2013

fnac

formação

formação booktailors

fotografia | imagem

fusões e aquisições

google

homenagem

humor

ilustração | bd

imagens

imprensa

internacional

kindle

lev

leya

língua portuguesa

literatura

livrarias

livro escolar

livro infantil

livros

livros (audiolivro)

livros booktailors

london book fair

marketing do livro

mercado do livro

notícias

o livro e a era digital

óbito

opinião

opinião no blogtailors

os meus livros

poesia

polémicas

porto editora

prémios

prémios de edição ler booktailors

profissionais

promoção à leitura

revista ler

sítio web

sociologia e hábitos da leitura

tecnologia

top livros

twitter

vídeo

todas as tags