Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Estatísticas

16.12.07
Hoje, no DN, artigo de José Mário Silva, intitulado "Número de novos títulos em 2007 não cresceu". A fotografia, não creditada na fonte, foi retirada do link acima. Aqui fica um excerto, referente ao número de títulos publicados em 2007.

Se o Natal continua a ser "o período de ouro do comércio do livro" (só seguido de perto pelo mês de Junho, em que se realizam as principais Feiras do Livro), António Baptista Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), chama a atenção para o facto de a suposta avalanche de novos títulos editados não ser tão grande como poderia supor-se. Ou, pelo menos, a realidade dos números dá a entender que o ano de 2007 e o de 2006 se equivalem. Segundo números fornecidos pela APEL, até final de Novembro foram publicados em Portugal 13 976 novos livros, enquanto em 2006, no período homólogo, tinham sido lançados 14 034 títulos (ou seja, uma variação, mínima, de 0,004%).

Não havendo ainda estatísticas fiáveis sobre o volume de negócios (velha aspiração do sector livreiro), Baptista Lopes destaca o surgimento, esta semana, da maior livraria do país: a Byblos das Amoreiras, em Lisboa. "Embora nasça do sonho de um homem, Américo Augusto Areal, que não representa mudanças no restante panorama, é uma aposta fortíssima no livro que merece ser saudada."