Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Presidenta Pilar

17.07.08
No livro de estilo, comenta-se as recentes declarações de Pilar del Rio que, em entrevista ao DN, considerou que todos aqueles que não diziam presidenta seriam ignorantes.

«Há dias, numa entrevista ao DN [rectificação], Pilar del Rio, mulher de José Saramago e presidente da Fundação com o nome do marido, interrompe o jornalista para dizer que só um ignorante é que não a chama presidenta. Depois começa a discorrer sobre a necessidade de se fazer a distinção de género em substantivos que designam certo tipo de cargos.

Os principais dicionários de português registam, de facto, presidenta como sendo o feminino de presidente. No entanto, também registam presidente como substantivo de dois géneros (como, de resto, outras palavras do mesmo tipo, como acompanhante, ajudante, amante, estudante, falante, etc., mas não, e.g., almirante, por razões etimológicas, pelo que se usa almiranta). Estas palavras provêm do particípio presente latino (terminados em -ans/-ens, -ntis): deste modo, há razões históricas para manter os substantivos terminados em -ante e -ente como sendo comuns ao género masculino e feminino.

Há falantes que ainda usam juiz ou primeiro-ministro também como feminino (as formas juíza e primeira-ministra estão há muito consagradas), mas será justo dizer que esses falantes são todos ignorantes?»

3 comentários

Comentar post