Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Que futuro para a Casa Fernando Pessoa?

13.02.08
"Especialistas pessoanos defendem que a Casa Fernando Pessoa deve reforçar a promoção do seu acervo, intensificar as actividades culturais e incentivar a investigação sobre a vida e obra do poeta". Mais desenvolvimentos na secção de Cultura da RTP.

O artigo é deveras interessante, pois aborda diversos possíveis caminhos para a Casa.

Apenas não compreendo o alcance da declaração de Richard Zenith, quando diz que a orientação tem sido boa mas que tem de haver "mais promoção e dinamização com actividades culturais".

Não entendo porque, a avaliar pelos números disponíveis (e que foram avançados) para a programação da instituição, parece-me que a anterior direcção fez omoletes sem ovos. Sendo que a Casa tem-se demarcado pela constante oferta de actividades, ao abrir as portas às editoras, por exemplo. Sendo que promoveu encontros como os da concentração editorial, no qual pela primeira vez se viu e ouviu Isaias Gomes Teixeira falar publicamente. Quando ainda há pouco mais de uma semana foi promovido um encontro sobre o acordo ortográfico, cujas opiniões dos protagonistas foram veiculadas a posteriori na imprensa. 

Parece-me que a anterior direcção colocou a casa no mapa; poucos saberiam onde ficava a casa do poeta. Em tempos recentes, facilmente víamos pessoas sentadas nas escadas ou literalmente à porta da sala onde decorriam os eventos.

E quanto a promoção, quantas instituições possuem, por exemplo, um blog, no qual se veicula as várias actividades da instituição? Quantas instituições conseguem que os eventos sejam difundidos na imprensa e por essa (esta) blogosfera fora?

(pf)