Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Royal Society Prizes for Science Books

04.02.09
A Real Sociedade inglesa esteve na génese da cultura científica actual, surgida então na corrente de pensamente então conhecida como Filosofia Natural (na sequência do pensamento de Sir Francis Bacon), fundada e gerida por pessoas tão influentes como Isaac Newton, Samuel Pepys (o famoso autor dos diários) ou, mais tarde, Thomas Huxley, entre variadíssimos outros que se seguiram de 1660 até aos dias de hoje.

Longe de ser uma sociedade arcaica, ela continua a ter um papel importante na divulgação e na promoção das descobertas científicas.

Longe de remetermos para novelísticas histórias de apostas de volta ao mundo em 80 dias, será mais interessante apresentar a actual Royal Society, virada para divulgação da ciência para os mais jovens e promotora dos Royal Society Prizes for Sciente Books.

Criado em 1988, tem como objectivo a «ciência para todos», encorajando através de avultados prémios a escrita e publicação de obras de divulgação científica para adultos e crianças, sendo um dos mais prestigiados prémios de não-ficção.

O prémio é apresentado anualmente em Junho e em 2008 os vencedores foram:

- The big book of science things to make and do, Rebecca Gilpin e Leonie Pratt (CRIANÇAS);
- Six degrees: Our future on a hotter planet, Mark Lynas (ADULTOS)

Mais informações sobre os prémios de ciência da Royal Society, aqui.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.