Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Ainda o Nobel ou a discussão do costume

11.10.07

«...Falando do Prémio Nobel, que serve para exemplo: ninguém discute o Prémio Nobel da Física ou da Química, mas toda a gente acha que sabe quem deve ganhar o da Paz e o da Literatura. E a literatura tem muito que se lhe diga. Não se pode ensinar ninguém a ter talento mas há coisas que se podem ensinar. Estamos longe da idade de ouro do livro, em que havia trinta génios a escrever ao mesmo tempo, no século XIX. Não se repetiu.» António Lobo Antunes, DN, 18.11.2003.

«Acho a Doris Lessing uma boa escritora mas considero que é de segunda ordem e não está entre os melhores escritores que podiam merecer esta distinção (...) É interessante do ponto de vista da sua escrita intimista e psicológica na esteira da Virgínia Wolf que é muito superior, e não me impressiona» Maria Alzira Seixo, Portugal Diário, 11.10.2007.

«Temia que se cumprisse o destino de outras notáveis mulheres como Virginia Wolf e Marguerite Yourcenar que morreram sem receber o Nobel, mas felizmente assim não acontece e foi um (sic) excelente escolha da Academia», Maria Teresa Horta, Diário Digital, 11.10.2007.