Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Comunicado da APEL (ontem)

15.05.08
Deixamos o comunicado veiculado ontem pela APEL a horas tardias. Com este comunicado, confessamos não ter certezas quanto à validade do post anterior, que dava conta de uma conferência de imprensa da APEL para hoje, ao final do dia. As nossas desculpas pela confusão. Mas apenas tivemos acesso ao texto da APEL via LER, que recebeu o comunicado.

«Os trabalhos de montagem da Feira do Livro de Lisboa foram inesperadamente suspensos, esta manhã, nos termos de uma decisão verbal do Senhor Director Municipal de Cultura, que não foi fundamentada nem formalizada até este momento.

A APEL não entende a posição tomada pelo Senhor Director Municipal de Cultura que só serve os propósitos empresariais do Grupo Leya e menospreza os interesses comuns e gerais do mundo editorial português representado maioritariamente na feira, já que a associação salvaguardou todos os requisitos impostos pela Câmara Municipal de Lisboa para a cedência do espaço e para o apoio a este evento:

(1) dinamização massiva do mundo editorial português, incluindo a maioria dos editores associados da UEP, traduzido na presença de um número de participantes maior que em 2007:
(2) entrega de layout da Feira dentro dos prazos e nos termos determinados pelos responsáveis municipais.

Em face desta situação, que compromete a realização da feira, a APEL manifesta a sua estranheza e incompreensão em face dos graves inconvenientes, transtornos e prejuízos para os editores portugueses e relativamente aos quais declina, desde já, qualquer responsabilidade moral ou económica.

No sentido de esclarecer os mais de 120 editores inscritos na Feira do Livro de Lisboa, a APEL solicitou hoje uma audiência à Senhora Vereadora da Cultura e marcou uma nova assembleia de participantes para a próxima sexta-feira às 1800h.»