Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

1808 para os mais pequenos

30.07.08
A Dom Quixote que lançou o grande sucesso 1808 de Laurentino Gomes (mais de 300,000 exemplares), lançou recentemente uma versão para o público juvenil, com ilustrações de Rita Brombetg Brugger.

O livro está nas bancas, é bonito, e está à disposição de todos para ser visto. Mas aquilo que gostaríamos de realçar é o facto de a editora ter enviado para os meios de divulgação um dvd de enquadramento de toda a obra. Cerca de 20 minutos bem editados, com imagens de alta qualidade, contendo testemunhos de autor que têm por pano de fundo alguns locais-chave de todo o "enredo". Um mini-documentário que permite a todos os interessados fácil e rapidamente entrar no espírito da obra.

Diga-se que esta solução permitiu ainda contornar a impossibilidade de o autor se deslocar novamente ao nosso país (esteve cá em Maio, a gravar este documentário). O que não deixa de ser uma janela do que já temos dito aqui: se temos autores estrangeiros no catálogo e não temos meios para os trazer ao nosso país, um vídeo do autor (praticamente a custo zero) pode ser uma boa forma de o autor estar cá... sem estar. Também se poderá pensar em video-conferência, mas essa possibilidade, convenhamos, já implicará meios que nem todas as editoras têm ao seu dispor.

O video em questão ainda não foi disponibilizado em plataformas de alojamento de videos como o Youtube, mas promete-se para breve essa disponibilização. Aí poderá ser feita a democratização do suporte, que merece ser divulgado.

(pf)

2 comentários

Comentar post