Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

A palavra do ano

13.12.07
Numa altura em que por cá estamos (pre)ocupados com a questão do acordo ortográfico, a Merriam-Webster escolhe uma palavra composta por doiz zeros... como palavra do ano. Uma notícia para acompanhar no site oficial da Merriam-Webster que revela ainda as outras 9 palavras do ano.

O Diário Digital (12h45) noticiou esta decisão, com um artigo sob o título "EUA: Dicionário elege «w00t» como a palavra do ano". Disponível aqui:

«W00t», uma expressão de alegria usada por adeptos de jogos online, foi escolhida como palavra do ano por uma editora norte-americana de dicionários, a Merriam-Webster.

A palavra, normalmente escrita com dois zeros em substituição do «o», reflecte uma nova direcção para o desenvolvimento da linguagem, encabeçada por uma geração que está a crescer com os jogos electrónicos e as mensagens de texto.

«O uso pode acontecer depois de uma vitória ou mesmo sem motivo aparente», afirmou a editora, acrescentando que é semelhante ao hábito de dizer «yay».

Os visitantes do site da empresa foram convidados a votar numa de 20 palavras ou frases, que foram extraídas da lista das mais procuradas ou submetidas por leitores. Em segundo lugar ficou o termo «facebook».

«W00t» derivou do obsoleto termo «whoot», que é outra forma de dizer «hoot», que significa grito ou riso irónico online, mas há quem alegue que «w00t» representa o som dos jogadores quando pulam como coelhos em «Quake III».

O site Think Geek já vende t-shirts estampadas com a expressão

1 comentário

Comentar post