Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

eBooks, uma das três tecnologias que irá marcar 2010

04.01.10
«A Amazon fez um grande esforço para promover a tecnologia [dos eBooks]. Em Outubro, anunciou que o Kindle (o aparelho que é considerado o líder de mercado, embora a Amazon se recuse a revelar números de vendas) poderia ser encomendado a partir de praticamente qualquer país do mundo. E, num momento simbólico, a empresa vendeu mais eBooks no dia de Natal do que livros impressos (e o Kindle foi o produto mais oferecido pelo clientes da Amazon durante a época natalícia). (...)

Para além da Amazon, muitas outras empresas já apresentaram aparelhos deste género (há imensos leitores de eBooks, embora a maioria seja de marcas praticamente desconhecida e tenha muito pouca expressão num mercado que já não é grande).

A Sony tem também investido no sector e lançou em 2009 novos modelos do Sony Reader – um dos quais com um preço de 199 dólares (cerca de 134 euros, o Kindle custa 180 euros) e com o objectivo de atrair novos utilizadores.

Na CES, a Plastic Logic, uma empresa que há muito desenvolve tecnologia de tinta electrónica e que é reputada no meio, vai apresentar um leitor destinado ao mercado profissional. Muitos acreditam que a leitura de documentos, manuais, livros técnicos e escolares são precisamente o filão que estes aparelhos devem explorar.» Ler no Público.