Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Booktrailer: Viagem de elefante, por Hugo Torres

12.11.08
Hugo Torres, no Rascunho, classifica o trailer da obra O Viagem de Elefante «tão pobre e mal feito que dói. (Há coisas bem piores, sei bem, mas não é desculpa.)»

Os booktrailers não usufruem de qualquer imunidade que limite a liberdade de expressão de cada um de dizer o que acha sobre estes trabalhos. No entanto, parece-me que, sendo este um suporte em ascensão, será de dizer que ainda não estabilizou o suficiente para que se possa já exigir que estes saiam perfeitos ou sequer próximos de um modelo final. Parece-me que o trailer em questão peca por ser demasiado extenso (tendo em conta que o trailer vai ser visto muitas vezes em contexto laboral, quantos poderão parar 1'47" para ver o video?), que tem demasiado lettering, que se passam muitas mensagens, no entanto, talvez seja mais construtivo esperarmos por alguma maturação do suporte, bem como a chegada de outras experiências para que se possa fazer jurisprudência.

Diga-se ainda que parece haver uma confusão entre booktrailer e video de apresentação de uma obra - diga-se aliás, que a ser um video de apresentação (que poderá ser utilizado em lançamentos e outros locais onde se possa projectar video) e não um booktrailer, a questão da extensão, do lettering e do excesso de mensagens não farão sentido serem invocadas, pois aí espera-se que seja dado o que ali não falta: mensagens (informação).

Hugo Torres diz que é pobre e mal feito que dói, mas não justifica porquê (já se dissesse feio, seria um juízo legítimo). No Blogtailors gostaríamos de saber as justificações. Julgo que desta forma poderemos todos aprender um pouco, aperfeiçoando esta ferramenta cada vez mais utilizada pelas editoras na promoção das suas obras.

Colocamos desde já a caixa de comentários ao dispor de todos os comentários construtivos.

5 comentários

Comentar post