Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

You're welcome to Guadalajara

27.11.07

«Bienvenido a la 21 Feria Internacional del Libro de Guadalajara» ou, «welcome to the 21st Guadalajara International Book fair» – para quem não sabe espanhol – é a forma simpática com que somos recebidos na festa que anualmente é celebrada na homónima metrópole do México.

A FIL, como é também conhecida, convida este ano a Colômbia e ficará de portas e braços abertos até ao próximo domingo, dia 2 de Dezembro. Autores, agentes literários, editores, distribuidores, tradutores, bibliotecários ou livreiros de quase 40 países, misturam-se por entre quase meio milhão de visitantes anuais.

Criada em 1987, por iniciativa da Universidade de Guadalajara, a FIL é actualmente a maior feira profissional (de edição) da língua hispânica. Com uma duração de nove dias, trata-se de um espaço que deve ser visitado ao ritmo sul-americano, com profissionalismo, paixão e amizade. Mais do que um espaço linguisticamente fechado, é um espaço que se abre à diferença (recordemo-se que o Brasil foi o convidado de 2001, assim como o Quebec em 2003, ou a Andaluzia no ano passado).

Momento dedicado aos livros, mas também à discussão profissional e académica, à entrega de prémios do sector, às festas, espectáculos, lançamentos, colóquios, congressos e actividades que vão desde as crianças à terceira idade. Este é dos mais completos eventos dedicados à cultura literária e humanista, uma experiência única que ultrapassa a maior parte das feiras pensadas na Europa.

De entre as actividades principais, destaque especial para o Fórum Internacional de Editores e Profissionais do Livro, este ano dedicado às redes e alianças neste sector: o que são, como se processam e de que forma são úteis para garantir vantagens no acesso a direitos disputados ou co-edições.
De realçar também o programa académico que anualmente se associa a este evento, recordando a origem da FIL, onde especialistas vários abordam as mais díspares temáticas relacionadas com o livro, a leitura e a sociedade.

Se tiver algo mais importante para fazer, desista: vá à FIL de Guadalajara.