Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

O preço dos livros, por Hugo Xavier

05.01.09
Hugo Xavier, da Cavalo de Ferro, comentou o post no qual António Lobo Antunes indicou que os livros eram "indecentemente caros". Pela pertinência do comentário, publicamo-lo aqui em forma de post:

«Há alguns anos e depois de ficar algo farto dessa questão dos livros estarem caros, fiz uma pequena investigação pessoal que acabou por se tornar uma investigação continuada que me levou a comparar o preço dos livros com o de outras "comodidades", tal como discos (actualmente cd's), peças de roupa, jornais, cadernos escolares, etc. Fui à procura em arquivos de jornais e cheguei à estranha confirmação de que os livros evoluiram em equilíbrio desde o final do século dezanove até hoje com duas excepções: as duas guerras durante as quais o preço do papel realmente subiu bastante e os livros encareceram.

Como editor gostaria imenso de poder baixar os preços dos meus livros mas dado o elevado custo da produção e matérias primas aliado às margens de distribuidoras e livrarias não é possível fazer muito mais. Apesar de tudo e caso não tenham notado, desde meados de Setembro raro é o livro (de texto sem ilustrações e em formatos regulares) que ultrapassa os 16 €. Isto é uma baixa significativa relativamente aos últimos 2/3 anos. Penso que é uma forma das editoras mostrarem que estão mais atentas ao mercado.

Hugo Xavier
Coordenador editorial - Cavalo de Ferro»

-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.

11 comentários

Comentar post

Pág. 1/2