Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Francisco José Viegas na FLAD

11.12.08
Para falar de Raymond Chandler. Às 18h30. Nota de imprensa:

A obra do escritor norte-americano Raymond Chandler (1888-1959) é o tema abordado pelo escritor e jornalista Francisco José Viegas, na última palestra do Ciclo de Conferências Asas sobre a América – Wings Over America. A sessão tem lugar a 11 de Dezembro, às 18h30, no auditório da Fundação Luso- Americana (FLAD).

Francisco José Viegas (n.1962) é escritor, poeta e jornalista. Foi professor universitário de Linguística e director das revistas Ler e Grande Reportagem. Em 2008, voltou à direcção da Ler, após ter dirigido durante dois anos a Casa Fernando Pessoa. Colaborador e colunista de diversos jornais e revistas, foi autor e apresentador de inúmeros programas de televisão sobre Literatura, entre eles Escrita em Dia, Ler para Crer, Primeira Página e Livro Aberto.

Actualmente, apresenta na RDP/Antena1 o magazine radiofónico Escrita em Dia e mantém os blogues Gávea e A Origem das Espécies.

Da extensa obra literária de Viegas, composta por romances, sobretudo de género policial, poesia, obras de divulgação, contos, teatro e relatos de viagens, destaca-se o livro de poemas Se me comovesse o amor, publicado este ano, e o romance Longe de Manaus, pelo qual recebeu, em 2006, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

A conferência encerra o ciclo Asas Sobre a América – Wings Over America, organizado pela FLAD com a coordenação da jornalista e escritora Filipa Melo, com o objectivo principal de divulgar os intercâmbios literários entre Portugal e os Estados Unidos da América. O ciclo, que decorreu entre Fevereiro e Dezembro de 2008, reuniu diversas personalidades de relevo no domínio da literatura nacional, ao longo de dez encontros e conferências.

Auditório da Fundação Luso-Americana
Rua do Sacramento à Lapa, 21, Lisboa
11 de Dezembro, quinta-feira, às 18h30