Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Impressão no Oriente

25.04.08
A Bookseller de 11.04.2008 (pp. 34, 38, 41, 42) apresenta um dossiê assinada por Simon Creasey que apresenta os principais países para impressão de baixo custo no Oriente, apontando os principais argumentos a favor e a contra em cada um dos países assinalados.


O autor da peça retrata 4 países (China, Malásia, Tailândia e Singapura) , retratando-os da forma abaixo apresentada, sendo que o preço é sempre apontado como um dos aspectos positivos:



1) China:

Aspectos positivos: Boa formação dos colaboradores; excelente nível de qualidade e serviços; vulgarização da língua inglesa; métodos e práticas de trabalhos "verdes" (preocupação ambiental).

Aspectos negativos: Planeamento dos trabalhos; preço começa a subir; sensibilidades políticas poderão ser um entrave à publicação de certos conteúdos (ex: obras sobre Dalai Lama).

2) Malásia

Aspectos positivos: Preços mais baixos que a China; trato dos colaboradores é bastante afável.

Aspectos negativos: Falhas ao nível estrutural e da organização; algumas quanto à qualidade dos trabalhos; a impressão de alguns conteúdos poderá ser barrada (Ex: conteúdos de natureza erótica)



3) Tailândia
Aspectos positivos: Organizados e sistemáticos; Preço; especialmente dotados para trabalhos que envolvam muito trabalho manual; trato dos colaboradores é bastante afável; da língua inglesa;

Aspectos negativos: Ainda pouco sensíveis às necessidades e metodologias de trabalho do mercado externo.

Acerca deste país, o autor da peça é claro: «Overall, the nation is tipped to become a major exporter of books to the west over the coming years and buyers who get in there early could benefit from building long-standing business relationships».



4) Singapura
Aspectos positivos: Excelente qualidade de impressão e serviço; domínio da língua inglesa; organizados; metódicos

Aspectos negativos: Preço superior à China.