Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

TV Livro e outras pequenas coisas

21.11.07
Ainda na sequência de «O Papel e o Pixel», temos hoje dois casos interessantes que merecem destaque.

No Brasil, alguns estagiários da Universidade de São Paulo criaram um projecto interessante: a TV Livro.
Para quem não conhece, é um portal gratuito, criado um pouco à semelhança do YouTube, para o mundo dos livros e em língua portuguesa.

Apresenta videos sobre literatura, livros, autores e editoras e aconselhamos hoje a ver: Ler devia ser proibido.

O outro caso vem também de além-mar, um pouco mais a Norte, mais perto da nossa latitude.
Dorothea Lasky, jovem poetisa, publicou recentemente um livro.
Não tendo à sua disposição avultados orçamentos de promoção, viu-se gorado o seu sonho de fazer uma «tour» pelas livrarias tradicionais dos EUA, lendo e promovendo a sua obra para todos os demais.
Mas se os sonhos têm espaços virtuais, este tem também uma realidade virtual e Dorothea criou, assim, a «Tiny Tour»

Impossibilitada de fazer grandes viagens, a autora convidou os amigos e desconhecidos a viajar em sua casa, onde todos os meses faz uma sessão de leitura (ela e alguns amigos seus) numa parte diferente da casa.
Com sessões emblemáticas como na casa de banho ou na escada de incêndio, as sessões são assistidas pelos poucos que lá conseguem caber e pelos milhares que através da Internet assistem aos videos das leituras.



Numa altura de convergência, onde as fronteiras ensombram e assustam todos os demais, aparecem estes exemplos que corroboram como os meios se complementam, como podem auxiliar a melhorar e partilhar a experiência de leitura e dos livros.
A Internet é hoje o novo paradigma da comunicação, uma ágora virtual mais capaz do que todas as ágoras juntas, um local de partilha que deve ser usado para potenciar as forças e características essenciais e únicas que fazem do livro aquilo que ele é.

PS:
O lançamento do livro O Papel e o Pixel, de José Afonso Furtado, decorrerá na Casa Fernando Pessoa, no dia 27 de Novembro, pelas 18h30. A apresentação do livro estará a cargo de João Caraça.

Não perca na próxima sexta-feira, dia 23.11.2007, uma entrevista com o autor. Um exclusivo Blogtailors.