Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Vídeo em jornais e revistas

11.02.10
«Portugal vai ser, a partir de quarta-feira, uma das portas de entrada na Europa para uma nova tecnologia que permite colocar imagens em movimento em jornais e livros.

Designada como Video In Print (VIP), a nova tecnologia é constituída por um ecrã de dois milímetros de espessura que pode ser incorporado no meio de uma folha de jornal ou revista ou numa brochura ou livro.» Ler no Público.

«Uma encomenda chega pelo correio. Dentro da caixa, ao lado da esferovite e da garantia, encontra-se o manual de instruções. Só que em vez de ter imagens tem um vídeo: ali mesmo, colado numa folha dupla de cartão que se abre e fecha. É só carregar num dos botões que estão por baixo e o vídeo começa a mostrar como se monta a encomenda. Sejamos honestos, a maioria de nós não lê as instruções: olhamos para as imagens e tentamos imitar. Um vídeo colado em papel, com som a sair através de buraquinhos feitos no cartão, seria perfeito para os portugueses.

E pode bem vir a ser. Esta é uma das utilizações mais vantajosas para o consumidor que a nova tecnologia video in print (VIP) poderá ter, agora que a agência de design Pixel a trouxe para Portugal. Patenteada pela Americhip em Setembro do ano passado, a VIP consiste num pequeno ecrã de vídeo LCD protegido por policarbonato, com um chip ultraleve capaz de suportar até 120 minutos de vídeo. A bateria dura 65 a 70 minutos (o que equivale a centenas de visualizações) e quando acaba pode recarregar-se usando a porta USB do computador. É adaptável a qualquer suporte, do papel dos jornais, das revistas e das brochuras promocionais ao cartão das caixas de chocolate.» Ler no jornal i.