Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Diário da Feira do Livro de Lisboa 2009: Resumo do dia

16.05.09



Sexta-feira, dia 15 de Maio.

Nem parece o meio do mês, pela quantidade de gente que se cruza na Feira do Livro de Lisboa.

As compras parecem ir de vento em popa e prometem um fim-de-semana recheado de compradores que sabem o que querem e não vão deixar escapar esta última oportunidade.

Para quem se interesse por estas temáticas do livro e da leitura (pouco, pelo número de pessoas na plateia), pôde ontem assistir à apresentação do Plano Nacional do Livro e da Leitura do Brasil, com a presença, como convidada, de Teresa Calçada - vice-comissária do PNL português - para apresentar o modelo português e descobrir as diferenças entre os dois países.

Para todos os presentes tornou-se óbvio que o Brasil está a fazer um esforço monumental na implementação deste Plano, sendo a nível nacional o suporte básico da leitura para milhões de pessoas. Para apoiar esta afirmação refira-se que existem várias vezes mais bibliotecas do que livrarias, sendo que dos 5660 municípios somente 60 ainda não estão equipados com bibliotecas (ficarão até Junho próximo), sendo que somente 11% das cidades estão servidas de livrarias (no total de 2.600 por todo o país).

De realçar também a mesa de parabéns a Alice Vieira, pelos seus 30 anos de carreira.

Hoje, às 19:30, na Praça Central, não perca o debate sobre literatura em Português com José Eduardo Agualusa, Miguel Real e Possidónio Cachapa.