Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Porto Editora responde a notícia do jornal i

11.11.10

Após notícia no jornal i, sobre uma falha de segurança no seu dicionário on-line, a Porto Editora emitiu um comunicado de imprensa, que transcrevemos abaixo.

 

«Notícia sobre eventual falha de segurança é exercício de especulação

 

Está hoje na primeira página de um jornal diário a notícia “Dicionário online da Porto Editora sofreu falha de segurança”. Tal notícia é sustentada por declarações de “especialistas” anónimos – sublinhe-se, anónimos – que classificaram o acesso a um servidor de testes como uma “falha gravíssima” e que poderia ter permitido, mesmo a um leigo, “apagar conteúdos ou fazer parar alguns serviços”. Nada mais errado.

 

Nunca os conteúdos da Infopédia.pt e demais dados relacionados com este serviço estiveram, em algum momento, em perigo de serem apagados, alterados ou adulterados.

 

Esta notícia surge na sequência de se ter verificado ontem, quarta-feira, um problema no acesso ao serviço da Infopédia.pt que, sob determinadas circunstâncias, poderia encaminhar o utilizador a um servidor de testes, permitindo visualizar o que pareceria a Base de Dados do serviço. Ora, tratando-se de um servidor de testes, mesmo um verdadeiro especialista em novas tecnologias não conseguiria aceder, por essa via, à Base de Dados da Infopédia.pt

 

Fazemos questão em sublinhar: a integridade dos conteúdos e dos dados relacionados com a Infopédia.pt nunca esteve em perigo.

 

A Porto Editora está em muitos aspectos na vanguarda do que são as melhores práticas de TI, implementadas em procedimentos internos. Estes procedimentos permitem a resposta a situações adversas vindas do exterior, minimizando o impacto de qualquer tipo de ataques informáticos externos. O reconhecimento da qualidade do nosso serviço é feita, também, por estes episódios: não fosse a Porto Editora uma referência ímpar e uma eventual falha não seria motivo de primeira página.»