Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Sophia de Mello Breyner Andresen

26.01.11

 

«Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919. Muito cedo começou a escrever poesia e outros pequenos textos. Frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publica os primeiros poemas nos anos 40, na mesma altura em que conhece o jornalista e advogado Francisco Sousa Tavares.» Ler no Diário de Notícias.

 

«"Embora Sophia tenha publicado muito, há sempre num conjunto de textos desta natureza a possibilidade de perceber não só a maneira como ela trabalhava mas também o lugar que a escrita, e a poesia em particular, ocupava na sua vida", explica Teresa Amado, que, juntamente com Paula Morão, comissariou a exposição "Sophia - Uma Vida de Poeta".» Ler no Diário de Notícias.

 

«Sophia morreu a 2 de Julho de 2004, deixando dois escritórios "cheios de coisas" na sua casa na Travessa das Mónicas, em Lisboa. Em 2006, a casa foi vendida e a família arrumou os papéis em 89 grandes caixas que foram depois colocadas numa garagem emprestada. Este era o espólio de Sophia e cabia a Maria Andresen, filha mais velha, especialista em literatura e também ela poeta, tomar conta do legado da mãe. "Ela pediu-me que o fizesse", conta.» Ler no Diário de Notícias.

 

«É lida por crianças e adultos, estudada na escola e na universidade, está traduzida em várias línguas e é considerada um dos grandes poetas europeus do século XX. O seu nome? Sophia.» Ler no Sol.