Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

«Voluntários da Leitura» procuram-se

12.04.11

 

De forma a celebrar o Dia Mundial do Livro, que se celebra no próximo dia 23 de Abril, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) associou-se à comemoração do Ano Europeu do Voluntariado e criou o passatempo «Voluntários da Leitura». O objectivo do passatempo é, de acordo com a DGLB, «incentivar o voluntariado a nível de projectos de promoção da leitura concebidos para populações em situação de isolamento ou de exclusão social».

 

Além de procurar motivar as pessoas para o voluntariado, realçando a importância da leitura na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, pretende-se ainda dar a conhecer novos projectos às Bibliotecas Municipais, «para que possam aproveitar sinergias e eventualmente fazer a articulação entre os voluntários e os destinatários».

 

O passatempo está aberto a indivíduos, assim como a organizações. O prémio será uma mala com 300 livros de vários géneros e direccionados para diferentes públicos, «de modo a poderem ser criados outros projectos específicos em voluntariado da leitura», como refere o regulamento. A data limite de apresentação dos projectos é 31 de Agosto de 2011, devendo estes ser entregues na Biblioteca Municipal do concelho de residência do candidato.

 

O regulamento e o formulário de candidatura do passatempo podem ser encontrados aqui.

 

A imagem do cartaz do Dia Mundial do Livro é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho, premiado nacional e internacionalmento e já editado em diversos países.

-

Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue.