Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Feira do Livro de Lisboa 2011: A feira começa amanhã

27.04.11

 

É já amanhã, quinta-feira, que tem início a 81.ª Feira do Livro de Lisboa (FLL).

 

Mantendo a dinâmica dos anos anteriores, a FLL deste ano é composta por 218 pavilhões com livros. São no total cerca de 450 editoras, chancelas e representações as que estarão presentes neste espaço de contacto directo com o público.

 

Programação

Em termos de programação, o destaque vai para a série de debates organizados pela APEL, a decorrer todas as sextas, sábados e domingos, da parte da tarde, e dos quais daremos conta individualmente no Blogtailors. À semelhança dos anos anteriores, a música ainda marcará presença na FLL de 2011, com apresentações dos alunos da conservatória, assim como da Orquestra Geração, um projecto musical de inclusão social da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

As crianças são, uma vez mais, o alvo preferido da programação, não só com uma extensa programação a elas destinada, como também nos espaços das diferentes editoras e grupos. O primeiro dos eventos, ainda antes da cerimónia de inauguração da feira na quinta-feira, é um «Jogo da Glória» dedicado ao 25 de Abril.

 

 

Mantendo o carácter excepcional, a APEL homenageia na 81.ª Feira do Livro de Lisboa o editor Francisco Espadinha, da Editorial Presença. A sessão está agendada para o dia 11 de Maio, às 18h30.

 

Outra das novidades é o Passaporte Escolar. Iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, com a participação dos editores e livreiros, esta acção estender-se-á para além da FLL de 2011. As crianças que detiverem esse passaporte poderão passar pelos expositores participantes e carimbar o «passaporte», beneficiando de descontos em livros tanto na Feira, como posteriormente nas livrarias que se associaram a esta iniciativa.

 

 

Estruturas

De entre as estruturas, destaque-se a presença de um pavilhão Açores e outro Madeira, assim como um novo palco de grande dimensão situado no Grupo Porto Editora (incluindo o Grupo Bertrand Círculo). Inevitável será também a referência a um segundo espaço de pavilhões diferenciados, este pertencente ao Grupo Babel. Trata-se de um túnel, em formato de «comboio», com três carruagens. Estrutura equipada com plasmas e algumas surpresas no campo do livro digital, este pavilhão abre um novo caminho no espaço da FLL, apresentando um espaço totalmente diferente daquilo a que estamos habituados.

 

Para seguir tudo o que irá passar na Feira do Livro de Lisboa, pode também aceder ao sítio Web, facebook ou ao twitter.