Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Festival Silêncio começa hoje

15.06.11

 

A terceira edição do Festival Silêncio, que fará de Lisboa a Capital da Palavra, desde hoje até ao dia 25 de Junho, traz, este ano, grandes nomes da cena literária e artística nacional e internacional aos palcos do Cinema São Jorge e Musicbox. Procurando dar voz «às novas tendências artísticas e expressões urbanas em torno da palavra dita e do seu cruzamento com as outras artes», a programação da edição 2011 do Festival Silêncio inclui novas rubricas e espectáculos em estreia absoluta, assim como de workshops, sessões de projecção de filmes e lançamentos de livros, a título de exemplo.

 

Hoje, o Festival abre com o espectáculo «Música de Palavra(s)», de José Mário Branco, que subirá ao palco da Sala 1 do Cinema São Jorge, acompanhado por Camané, Carlos Bica, José Peixoto e Filipe Raposo, pelas 22 horas. Dia 18, será a vez de Arnaldo Antunes, com o espectáculo «Dois Violões», no mesmo espaço, à mesma hora.

 

O Fado também marca presença no Festival Silêncio, no espectáculo «Palavras do Fado», com Cuca Roseta, Raquel Tavares, António Zambujo e Ricardo Ribeiro, a realizar-se no dia 23, na sala 1 do Cinema São Jorge.

 

A homenagem ao poeta Al Berto, incluída nesta edição, compõe-se de duas partes: a primeira, a 18 de Junho, no Musicbox, às 23h30, n’ «A Secreta Vida das Imagens» e a segunda, no último dia do Festival, a 25 de Junho, na sala 2 do Cinema São Jorge, com «Moradas do Silêncio», espectáculo que contará com a participação de Sérgio Godinho, JP Simões, João Peste, Rui Reininho, Noiserv e Miguel Borges.

 

Durante os 10 dias do Festival há ainda espaço para Poetry Reading e para Poetry Slam, assim como para conversas, entre autores, como é o caso de «Palavra Puxa Palavra», que reunirá escritores portugueses com autores estrangeiros num diálogo que viajará «ao sabor das afinidades literárias»; e entre escritores e artistas de diferentes áreas, da música, de cinema, artes plásticas, entre outras, que decorrerão no âmbito das «Conversas do Silêncio».

 

A Booktailors é um dos parceiros da terceira edição do Festival Silêncio, estando a seu cargo a produção de «Suicida-me», espectáculo integrado na rubrica «Jogos de Palavras», que terá lugar a 24 de Junho, às 23 horas, no Musicbox.

 

O programa completo e outras informações sobre o Festival estão disponíveis aqui.