Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Prémio Pessoa atribuído a Richard Zenith

14.12.12

 

O vencedor do prémio Pessoa deste ano é o autor americano radicado em Portugal Richard Zenith.

 

«Escritor, tradutor e crítico literário, Richard Zenith é responsável pela tradução para inglês de autores como Camões, Sophia de Mello Breyner ou Antero de Quental. E, claro, de Fernando Pessoa.» Ler no Expresso, no Público, e no Diário Digital.

 

«Anúncio foi feito por Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra.» Ler na Rádio Renascença.

 

«Curadoria da exposição "Fernando Pessoa: Plural como o Universo", valeu ao escritor e tradutor o Prémio Pessoa deste ano.» Ler no Diário de Notícias.


«Richard Zenith foi distinguido, esta sexta-feira, com o Prémio Pessoa, com o valor pecuniário de 60 mil euros. Zenith tornou-se "cidadão de Portugal por dedicação e louvor a uma obra, a de Fernando Pessoa", disse o presidente do juri Francisco Pinto Balsemão.» Ler no Jornal de Notícias, no Sol e no Correio da Manhã

 

«O escritor e tradutor norte-americano naturalizado português Richard Zenith, de 56 anos, foi anunciado nesta sexta-feira como o vencedor do Prémio Pessoa de 2012, no valor de 60 mil euros. Responsável pela versão inglesa de clássicos da literatura portuguesa, incluindo obras de Fernando Pessoa (como O Livro do Desassossego) e de António Lobo Antunes.» Ler no Correio da Manhã.


«Investigador, tradutor e ensaista, Richard Zenith tornou-se, esta sexta-feira, na primeira personalidade estrangeira a vencer o Prémio Pessoa, mas a merecê-lo por se dedicar a uma obra, literatura e língua portuguesas, defendeu o júri do galardão.» Ler no Jornal de Notícias.


«O investigador e especialista em Fernando Pessoa Richard Zenith mostrou-se hoje "altamente surpreendido" por ter ganho o Prémio Pessoa 2012, acrescentando à Agência Lusa ter ficado com a "sensação de ter ganho uma lotaria".» Ler no iOnline, no Jornal de Notícias e no Sol.


«O escritor Vasco Graça Moura elogiou hoje a escolha do investigador norte-americano Richard Zenith para o Prémio Pessoa 2012 não só por ser um especialista de Fernando Pessoa, mas também pela dedicação à cultura portuguesa.» Ler no Diário Digital, no iOnline e no Jornal de Notícias.

 

«A diretora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, destacou hoje "a qualidade do trabalho" de Richard Zenith, vencedor do Prémio Pessoa 2012, avançando que o investigador "se tornou português por amor a Fernando Pessoa".» Ler no Diário Digital, no iOnline e no Jornal de Notícias.

 

«O ensaísta Eduardo Lourenço congratulou-se esta sexta-feira com a atribuição do Prémio Pessoa 2012 ao norte-americano Richard Zenith, considerando-o "merecido e duplamente importante" por o investigador ser de "uma cultura diferente, mas não alheia ao percurso pessoano".» Ler no Correio da Manhã.

 

«O secretário de Estado da Cultura elogiou hoje o investigador Richard Zenith, Prémio Pessoa 2012, por "tornar acessível" o estudo sobre a vida e obra de Fernando Pessoa "à comunidade científica, literária e ao público".» Ler no iOnline e no Diário Digital.