Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses — excertos da obra (V)

18.02.13

 

«Já no fim dos anos 80, surge a coleção dos dicionários bilingues, em colaboração com a Oxford e a Hachette. Eram obras que, na altura, faltavam no mercado?

Bom, a Porto Editora não diria que faziam falta, porque eles tinham dicionários. Eu é que achava que havia mercado para outros dicionários, e sobretudo associados aos nomes da Oxford e da Hachette. E havia. Dá muito trabalho, fazer um dicionário, mas funcionou muito bem. E os dicionários continuam a existir, mas não sei se os contratos se mantêm válidos atualmente.

 

Esses dicionários foram feitos por uma equipa da própria Verbo?

Sim, foi tudo interno, com uma equipa de linguistas, lexicógrafos, etc.

 

Na década de 90 destacam‑se a coleção universitária, em parceria com a Universidade Católica, e os CD‑ROM, uma coisa inovadora na altura.

Sim, mas com os CD‑ROM não acertámos muito. Fizemos umas coisas, em parceria com uma empresa dessa área, mas estava tudo muito no início, e nunca passámos de amadores. Porque naquela altura, mais até do que agora, passar além do amadorismo em que nós estivemos era muito caro. Hoje talvez já não seja tanto. E tudo aquilo que, naquela altura, pensámos que se iria aguentar e que iria dominar está ultrapassado, claro. Hoje, verdadeiramente, só temos a Porto Editora a fazer muita coisa nessa área.»

 

Excerto retirado das páginas 83 a 85 da obra.

 

O livro encontra-se disponível para encomenda através do e-mail encomendas@booktailors.com. O livro custa 10,80 euros, já com 10% de desconto e oferta de portes (válido para território nacional).