Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Joachim Bernauer deixa o Goethe-Institut de Lisboa

02.01.14
(C) Miguel Manso

 

Depois de cinco anos na direção do Goethe-Institut de Lisboa (desde setembro de 2008), Joachim Bernaeur deixa Portugal para passar a exercer funções na sede da instituição, em Munique. Organizou, em junho de 2013 e em paceria com a Booktailors, o festival Afinidades Electivas, que se dedicou a discutir e a cruzar, através da literatura, a atualidade portuguesa e alemã.

 

Antes de chegar a Portugal, Joachim Bernaeur (que estudou canto, filosofia, literatura e história da arte) esteve, em 1998, em Los Angeles, a dirigir uma residência para artistas. Em 2002 foi colocado em São Paulo, onde foi, durante seis anos, diretor da Cultura no Goethe-Institut na América do Sul. É depois deste período que chega a Lisboa.

 

Escreve António Guerreiro para o Público que Joachim Bernaeur «estava bem enraizado na vida cultural de Lisboa e teve o reconhecimento dos seus representantes, que sempre lhe elogiaram a abertura, a ausência de formalidades e preconceitos, a visão cosmopolita, o conhecimento do que se passava nos vários domínios da cultura portuguesa».Será substituído por Claudia Hahn-Raabe.

 

A Booktailors deseja as maiores felicidades ao amigo Joachim, com quem teve oportunidade (a sorte) de trabalhar muito de perto no projeto Afinidades Electivas.