Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Dia 10, Pedro Vieira e José Gil no Ensaio Geral na Ferin

06.01.14

 

José Gil, filósofo e professor universitário, e Pedro Vieira, escritor, são os convidados do próximo Ensaio Geral, o programa da Rádio Renascença que, na primeira sexta-feira de cada mês, é gravado na Livraria Ferin (rua Nova do Almada, 70-74, Lisboa). A próxima sessão, a decorrer no dia 10 de janeiro (excecionalmente na segunda sexta-feira do mês), tem início pelas 18.45.

 

Nascido em 1975, em Lisboa, Pedro Vieira passou pelo grupo Almedina, pela Bulhosa Livreiros e pelo Centro Cultural Olga Cadaval enquanto livreiro. Estreou-se na ficção com Última Paragem: Massamá, com o qual venceu o prémio P.E.N. Clube Português para Primeira Obra publicada em 2011. Em 2012 foi publicado Éramos Felizes e não Sabíamos (Quetzal Editores), uma compilação de crónicas.

 

É ilustrador da revista LER e trabalha com regularidade no meio editorial, com colaborações com a Booktailors, Quetzal Editores, Guerra & Paz, Almedina ou Sextante Editora na ilustração. Gere o blogue irmãolúcia e é coautor do Arrastão. É atualmente criativo das Produções Fictícias, no Canal Q, no qual foi um dos responsáveis pelo programa Ah, a Literatura!.

 

José Gil nasce em 1939, em Moçambique, rumando a Lisboa e depois a Paris para fazer os seus estudos, tendo terminado a licenciatura em Filosofia na Universidade da Sorbonne em 1968. Regressou a Portugal apenas em 1976, para tomar funções de adjunto do secretário de Estado do Ensino Superior e da Investigação Científica, e viria a instalar-se em Lisboa enquanto professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou Estética e Filosofia Contemporânea. Paralelamente, deu aulas no Colégio Internacional de Filosofia, de Paris, numa escola em Amesterdão, na Holanda, e na Universidade de São Paulo, no Brasil.

 

Dirige, desde 1996, a Coleção de Filosofia da Relógio D' Água. Publicou, em 2004, Portugal, Hoje. O Medo de Existir, e, em outubro de 2013, Cansaço, Tédio, Desassossego, sobre questões da «vida heteronímica»,  de Fernando Pessoa. Em janeiro de 2005, a revista francesa Le Nouvel Observateur integrou José Gil no grupo dos 25 grandes pensadores do mundo.

 

O Ensaio Geral na Ferin, que promove mensalmente um encontro com escritores, resulta de uma parceria entre a Booktailors – Consultores Editoriais, a Livraria Ferin e a Rádio Renascença. A entrada é livre.

 

O início da segunda edição do programa inaugurou também o seu novo formato, no qual, a partir de agora, um escritor e uma personalidade proveniente de outra área estarão em diálogo em cada sessão.

 

Em novembro, a Ferin recebeu o escritor Afonso Cruz e o chef José Avillez. Ouça o programa aqui. Leia o artigo aqui.

 

No Ensaio Geral de dezembro, estiveram na Ferin D. Manuel Clemente e Gonçalo M. Tavares. Pode ouvir o programa aqui.

 

Pode ainda conhecer os convidados da primeira edição do programa aqui.