Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Associação de Faro quer reaver livros confiscados pelos ingleses há 400 anos

06.01.14

 

«A associação de defesa do património de Faro quer reaver para a cidade uma coleção de livros confiscada por tropas inglesas, em 1596, quando a cidade foi saqueada e incendiada sob o comando do conde de Essex». Ler no Diário de Notícias.
«Numa concorrida assembleia geral, a Associação Faro 1540 aprovou por unanimidade, no dia 17 de Dezembro, a decisão de pedir à Universidade de Oxford que devolva a importante colecção de incunábulos que pertenceu ao bispo do Algarve D. Fernando Martins Mascarenhas, saqueada do Paço Episcopal, em 1596, pelo aristocrata e corsário inglês Robert Devereux, 2.º conde de Essex». Ler no Público.

 

«"Decidimos reclamar o que é da cidade através de uma moção votada pela nossa assembleia geral e da qual foi dado conhecimento ao governo britânico e à Universidade de Oxford", avança o presidente da associação Faro 1540, Bruno Lage, à agência Lusa». Ler na Renascença.

 

«Constituída por 65 títulos (de um total de 91 volumes), a então biblioteca que pertencia ao bispo do Algarve está depositada na Bodleian Library da Universidade de Oxford desde 1602, explicou à agência Lusa Bruno Lage, presidente da associação Faro 1540». Ler no Diário Digital.