Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

António Jorge Gonçalves vence Prémio Nacional de Ilustração com Uma Escuridão Bonita

25.06.14

 

A obra Uma Escuridão Bonita (Editorial Caminho), ilustrada por António Jorge Gonçalves e com texto de Ondjaki, é a vencedora unânime da 18.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração. O júri considerou que a obra exibe «um forte valor gráfico e visual, onde texto e ilustração se contaminam e diluem», segundo divulgou a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). A edição, referente a 2013, recebeu 48 obras participantes, da autoria de 38 ilustradores e publicadas por 27 editoras.

 

Foram ainda atribuídas menções especiais a O Pai Mais Horrível do Mundo (A Esfera dos Livros), de João Fazenda e com texto de João Miguel Tavares, e a Uma Onda Pequenina (Planeta Tangerina), ilustrado por Yara Kono e com texto de Isabel Minhós Martins.

 

O prémio, atribuído pela DGLAB, tem o valor de 5 mil euros, acrescendo uma participação de 1500 euros para a participação na próxima edição da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, quer para o vencedor, quer para os ilustradores distinguidos com menções especiais.

 

O júri da 18.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração foi constituído por Dora Batalim, Pedro Saraiva e Maria Carlos Loureiro.

 

Ler no Diário Digital, no iOnline e na RTP. Ver na RTP.