Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Biblioteca da Penha de França transferida para edifício da habitação jovem

28.04.14

 

«Dois anos depois de ter aprovado um programa estratégico que previa a duplicação da área da Biblioteca da Penha de França, o município vai entregar as actuais instalações deste equipamento à junta de freguesia e transferi-lo para o piso térreo de "um edifício de habitação jovem", com uma área praticamente idêntica à actual.

 

A biblioteca, uma das que permaneceram na esfera da Câmara de Lisboa com a descentralização de competências para as juntas de freguesia concretizada no passado mês de Março, foi inaugurada em Abril de 1964. Desde então, o equipamento funcionou num edifício que, segundo informações divulgadas num site da responsabilidade do Departamento de Bibliotecas e Arquivos do município, "remonta provavelmente aos finais do século XVI, tendo sido a casa nobre da antiga quinta de Alperche".»

 

«O Programa Estratégico Biblioteca XXI, que foi aprovado em Maio de 2012, previa que, até 2024, a Biblioteca da Penha de França duplicasse de área. Confrontada com este dado, a Câmara de Lisboa confirmou que era essa a intenção, "face ao número de utilizadores e de munícipes", mas sublinhou que "no plano não estava definido qual o local das novas instalações".» Ler no Público.