Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Blogtailors.br: Resumo da Semana

09.05.14

 

Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César de Araújo, proibido há sete anos e um dos casos mais significativos da antiga Lei das Biografias, volta a ser negociado entre os advogados do músico e o autor.

 

Depois da liberação da Câmara dos Deputados, a lei ainda estará sob aprovação do Senado e da presidente Dilma Roussef. Os trâmites desta aprovação iniciaram-se há três anos.

 

A Associação Nacional dos Editores de Livros comemora a alteração da Lei das Biografias Não Autorizadas, mas vai trabalhar para corrigir uma emenda de um dos deputados. A emenda dita que a Justiça brasileira poderá mandar retirar de obras trechos que atinjam a «honra, boa fama ou respeitabilidade» do biografado.

 

A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, afirmou que já se inscreveram no Vale-Cultura 500 mil trabalhadores entre janeiro e abril, com cerca de 1800 empresas a aderir ao programa.

 

No passado dia 6, a Câmara dos Deputados brasileira recebeu a audiência pública O Futuro e o Mercado do Livro Digital no Brasil, organizada pelas comissões de Cultura e de Educação, com o grande objetivo de discutir a igualdade entre livros digitais (e-books) e leitores digitais (e-readers), dedicados ao livro físico, na isenção de quaisquer impostos. No entanto, as opiniões dividiram-se quanto à aplicação de impostos nos suportes digitais de leitura, o que se espelhou na proposta da deputada Fátima Bezerra, que apresentou a proposta do projeto de lei.