Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Blogtailors.br: Resumo da semana

10.04.15

 

70 % dos brasileiros não leram em 2014

Um estudo da Federação do Comércio do Rio de Janeiro revelou que, em 2014, 70 % dos brasileiros não leram um único livro. A queda estende-se à cultura no geral com 55 % dos inquiridos a revelar que não frequentaram nenhuma atividade cultural no ano que passou.

 

Bienal do Livro do Rio de Janeiro: Argentina é país homenageado

Este ano a Bienal do Livro do Rio de Janeiro homenageia a Argentina. O evento contará com uma comitiva do país vizinho. A organização revelou também a presença dos autores Raymond E. Feist, Joseph Delaney, Sophie Kinsella e Julia Quinn. A Bienal do Livro do Rio de Janeiro decorre entre os dias 3 e 13 de setembro. Os pormenores aqui e aqui.

 

Grandes nomes da literatura brasileira entre os mais vendidos de março

Capitães da Areia, de Jorge Amado, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector estão na lista dos mais vendidos de março. O Irmão Alemão, de Chico Buarque, continua no pódio a par de duas obras de Augusto Cury: Felicidade RoubadaArmadilhas da Mente. Na não-ficção a surpresa: Philia, de Marcelo Rossi, ultrapassou o fenómeno de vendas Nada a Perder, o terceiro volume da biografia do bispo Edir Macelo. Eu Fico Loko continua a causar furar entre os mais jovens e já catapultou o seu autor Christian Figueiredo para o estrelato.

 

Painel de Vendas de Livros no Brasil

O Sindicato Nacional de Editores de Livros, em parceria com a Nielsen Bookscan, apresentou esta semana o primeiro Painel de Vendas de Livros no Brasil. Quando comparado com o primeiro trimestre de 2014, 2015 regista um aumento nas vendas: 1,65 % em faturação e 3 % em número de exemplares. Outros dados do estudo revelam uma queda no preço médio de 1,3 % e nos descontos de 20 % para 17 %.

 

Encontro reúne autores brasileiros e portugueses

A livraria Cultura e o jornal Público, em parceria com o Instituto Camões, promovem entre os dias 10 e 15 de abril o evento Minha Língua, Minha Pátria. Além do intercâmbio entre escritores dos dois lados do Atlântico, o evento visa promover a nova produção literária portuguesa. Afonso Reis Cabral, Norberto Morais, Adriana Calcanhotto, Gonçalo M. Tavares, Alexandra Lucas Coelho, Matilde Campilho e Karina Buhr são alguns dos participantes.