Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Blogtailors.br: Resumo da semana

26.06.15

 

Augusto de Campos vence Prémio Pablo Neruda

O poeta Augusto de Campos, pelo conjunto da sua obra, foi o vencedor do Prémio Iberoamericano da Poesia Pablo Neruda, outorgado pelo Conselho Nacional de Cultura e Artes do Chile.  Ao jornal O Globo o autor sublinha: «É uma surpresa. Minha poesia não foi feita para prémios.»

 

Seminário em Brasília para discutir Lei do Preço Fixo

No próximo dia 30, decorrerá um seminário em Brasília para discutir a Lei do Preço Fixo, projeto de lei apresentado em fevereiro. Presentes estarão os ministros da Educação e da Cultura, especialistas internacionais e representantes do mercado do livro brasileiro. O seminário parte da promessa feita pela senadora Fátima Bezerra, responsável pelo projeto de lei, em promover o debate em torno do tema.

 

Inscrições abertas para o apoio à tradução de autores brasileiros

Estão abertas as inscrições para o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros no Exterior, implementado pela Fundação Biblioteca Nacional. O programa destina-se a editoras estrangeiras que queiram traduzir, publicar e distribuir obras de autores brasileiros já publicados no Brasil. Desde que o programa foi criado, em 1991, e até 2014 concederam-se 770 bolsas, o que resulta num total de 290 autores publicados em 47 países.

 

Primavera da Liga Brasileira de Editoras chega a Belo Horizonte

A edição de 2015 da Primavera da Liga Brasileira de Editoras (Libre) integra o 1.º Festival Literário de Belo Horizonte. A feira do livro reúne 54 editoras independentes e compreende também debates, palestras e oficinas viradas para o público infantil. É a primeira vez que o evento se realiza fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, o que, para  Raquel Menezes, presidente da Libre, é um «passo importante que a instituição dá em favor da qualidade editorial».

 

Ricardo Lay em como revitalizar o mercado editorial brasileiro

Ricardo Lay, analista, investigador, escritor e tradutor baseado em Curitiba, discute com o Publish News as maneiras de revitalizar o mercado editorial brasileiro. Novos meios de venda e distribuição e maior apoio à venda de direitos para o estrangeiro podem ser fatores cruciais. Para ler, aqui.