Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Blogtailors.br: Resumo da semana

14.08.15

 

Programa Nacional Biblioteca da Escola suspenso

O governo brasileiro confirmou que, em 2016, o Programa Nacional Biblioteca da Escola, que o ano passado forneceu derca de 19 milhões de livros às escolas, não terá verba atríbuida. O governo fala apenas de uma suspensão temporária e não num cancelamento permanente no programa. As várias entidades do livro preparam-se agora para uma sessão parlamentar no dia 1 de setembro, em que se discutirá a sobrevivência do mercado do livro no Brasil e onde esperam surgir alterantivas a uma situação cada vez mais desanimadora.

 

Faturação das editoras cresce apenas 1 % no primeiro semestre 

Embora o retalho tenha registado uma subida nas vendas de 7 %, quando comparadas com o mesmo período de 2014, a faturação das editoras cresceu apenas 1 %. Os dados são do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

 

Jabúti com recorde de inscrições

Serão 2573 obras a concurso na edição de 2015 do Prémio Jabúti, o maior número de sempre na história do prémio. O ano passado, foram 2240 inscritos, um aumento de 15 %. 

 

Compra de livros didáticos gera polémica 

Vereadores da câmara de São Vicente recorreram à justiça para questionar a compra de 38 mil livros de robótica a serem distribuídos pela rede pública de escolas do estado. Os vereadores questionaram a celeridade do processo e o preço do contrato (cerca de 7 milhões de de reais) celebrado entre a câmara municipal e Sisttech Tecnologia Educacional. Numa altura em que a câmara de São Paulo não disponibilizará verba para a compra de livros, este negócio despertou suspeitas e acabou mesmo por ser suspenso.