Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Catarina Sobral vence prémio internacional de ilustração com livro O meu avô

26.03.14

 

«A ilustradora Catarina Sobral venceu um prémio internacional de ilustração, atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), com o livro O meu avô, foi esta quarta-feira anunciado.

 

O prémio, no valor de 21 mil euros, é patrocinado pela editora Fundación SM e destina-se a jovens ilustradores que tenham sido seleccionados para a exposição anual de ilustração da Feira do Livro Infantil, que está a decorrer em Bolonha.» Ler no Público.

 

«Catarina Sobral, nascida em Coimbra em 1985, tinha sido selecionada para a exposição deste ano com ilustrações originais do álbum ilustrado O meu avô, editado em fevereiro pela Orfeu Negro.

 

A autora portuguesa, que assinou apenas três livros para a infância e juventude, foi premiada entre 41 ilustradores de todo o mundo, com menos de 35 anos, que participaram na exposição.» Ler no Diário de Notícias e no Diário Digital.

 

«O júri do prémio, que integrou Roger Mello (Brasil), Sophie Van der Linden (França) e Pablo Núñez (Espanha), elogiou na obra de Catarina Sobral "a referência à tradição gráfica dos anos 1950, com uma interpretação contemporânea, e a composição da imagem baseada em básicas figuras geométricas".» Ler no iOnline.

 

«Além de O meu avô - que deverá ser editado em língua espanhola pela Fundación SM - , Catarina Sobral é autora dos livros Greve e Achimpa.» Ler na Renascença e no Sol.

 

«"Neste momento, não consigo pensar num outro prémio melhor que se pode ganhar em relação ao livro infantil e para jovens ilustradores", diz. "Acho que é a melhor coisa que me podia ter acontecido."» Ler na Renascença.