Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Com algumas novidades, a Feira do Livro de Frankfurt preparou-se hoje para a abertura oficial de amanhã

07.10.14

 

A Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante feira editorial do mundo, tem início oficial amanhã, dia 8, na cidade alemã, prolongando-se até domingo, dia 12. No entanto, algumas atividades abriram já hoje a preparação para o início da feira.

 

Uma das novidades da edição de 2014 é o lançamento do Frankfurt Business Club, que terá um espaço no hall 4.0. Segundo o diretor da feira, Juergen Boos, este surge em resposta a uma crescente necessidade de uma rede de trabalho mais eficaz para antigas e novas relações de trabalho criadas na feira, havendo também espaço para a discussão dos modelos emergentes na indústria da edição.

 

Os membros da organização puderam já hoje assistir a discussões sobre o mercado em eventos das conferências CONTEC, direcionadas para a discussão da relação entre conteúdos e a revolução digital. Em destaque esteve o Widbook, uma plataforma brasileira apelidada pela imprensa norte-americana como o «YouTube dos Livros», lançada em 2012 e que permite a escrita colaborativa, leitura e partilha de histórias em formato e-book. A plataforma criada por Joseph Bregeiro tem hoje mais de 200 mil utilizadores em 100 países, e permite que cerca de 30 mil livros digitais estejam a ser desenvolvidos.

 

Teve também hoje início a International Rights Directors Meeting (RDM), organizada anualmente há mais de 25 anos e que conta com a participação de representantes de várias editoras mundias. Em 2014, a RDM estará particularmente focada em dois temas: o futuro dos direitos num mundo de conteúdos globalizados e os mercados de língua espanhola. A RDM contará com a presença de Richard Charkin, que se prepara para, em janeiro de 2015, assumir o cargo de presidente da International Publishers Association (IPA).

 

Durante a feira, o clube promove ainda o StoryDrive, a acontecer no dia 10 (sábado), sob o tema «Heróis», onde especialistas internacionais das indústrias do livro, do cinema, da televisão e dos jogos apresentam as suas visões dos temas que dominarão estes produtos culturais no futuro.

 

Segundo o sítio em linha do evento, a feira recebeu, em 2013, 7275 expositores de 102 países, 631 agentes literários e cerca de 9300 jornalistas, dos quais 1000 serão bloggers. Foram ainda  275 342 os visitantes, e 170 664 os profissionais que visitaram a feira.

 

Leia aqui, aqui, aqui, aquiaqui, aqui, aqui, aqui. Conheça o sítio do Frankfurt Business Club aqui.