Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Começa amanhã, dia 5, a Feira do Livro do Porto

04.09.14

 

A partir das 18.00 de amanhã, a Feira do Livro do Porto abre ao público nos Jardins do Palácio de Cristal e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), onde pode ser visitada até dia 21. Pela mesma hora será inaugurada a exposição de ilustração «Outro Modo de Ler: Texto e imagem na ilustração para a infância», que estará patente na BMAG até  ao fim da feira e conta com trabalhos de vários ilustradores nacionais, entre os quais estão Afonso Cruz (que estará na inauguração), André Letria ou Paulo Galindro.

 

Além da participação de várias livrarias e editores, especialmente do norte do país, o evento será acompanhado por um ciclo de debates que decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

 

A feira abre o primeiro fim de semana com três debates. No dia 6 (sábado), a partir das 15.30, José Maria Vieira Mendes e João Tordo conversam, com moderação de José Mário Silva, sobre «A Nova Literatura Portuguesa». A partir das 17.30, Gonçalo M. Tavares e Germano Silva juntam-se na mesa «A Viagem: do Mundo à Cidade», com moderação da jornalista Maria João Costa. No domingo, pelas 15.30, Mário Cláudio está à conversa com Augusto Santos Silva na mesa «O Livro Proibido é o Mais Apetecido», juntamente com José Pacheco Pereira.

 

No dia 10 (quarta-feira), às 19.00, Salvato Teles de Menezes e Pedro Mexia, acompanhados por Vasco Teles de Menezes, conversam na mesa «Quem tem medo de... David Foster Wallace e Pier Paolo Pasolini».

 

No dia 13 (sábado), às 15.30, Teolinda Gersão e Rosa Alice Branco conversam, guiadas por Helena Vasconcelos, com o tema «Quem tem medo de... James Joyce e Marcel Proust». Pelas 17.30, «From Here to Eternity» junta Richard Zenith e Manuel Villaverde Cabral, com Fernando Pinto do Amaral. No domingo, 14, às 15.30, João Luís Barreto Guimarães e Manuel Alegre são moderados pelo jornalista Sérgio Almeida, na mesa «Literatura em Censura».

 

Na quarta, dia 17, pelas 19.00, Lídia Jorge e Paulo Moura estão com Valdemar Cruz na mesa «O Silêncio da Guerra».

 

Sábado, dia 20, Maria João Lopo de Carvalho e Rita Ferro estão, às 15.30, com Miguel Miranda, conversando sobre o tema «Cânone vs. Mercado?». A última mesa da feira decorre no dia 21, domingo, com início pelas 15.30, na qual Rui Ramos e Dulce Maria Cardoso estão com o jornalista Carlos Vaz Marques na conversa «E Agora, o Futuro.»

 

A Feira do Livro do Porto estará aberta ao público a partir das 16.00 (de segunda a sexta-feira) e das 12.00 (ao sábado e domingo). O evento encerra às 22.00 (de quinta-feira a domingo) e às 23.00 (à sexta-feira e sábado).

 

Além da feira do livro e do ciclo de debates, está ainda prevista uma programação paralela com cinema, leituras, exposições, concertos, oficinas, sessões de spoken word e ainda uma programação dedicada ao público infantojuvenil.

 

Acompanhe a página da Feira do Livro do Porto no Facebook, aqui.

 

«O evento, que este ano homenageia Vasco Graça Moura, arranca amanhã na Invicta. São mais de cem pavilhões nos Jardins do Palácio de Cristal». Ler no iOnline.

 

«A Feira do Livro do Porto abre as portas esta sexta-feira, pelas 18.00, sem direito a inauguração oficial. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, preferiu visitá-la na manhã desta quinta-feira, enquanto ainda se arrumavam os livros nas prateleiras e promete intervir, de novo, no sábado, quando a tília de tronco ondulante que se encontra no acesso directo à Biblioteca Almeida Garrett for baptizada com o nome de Vasco Graça Moura. A feira que agora começa é aquela que a câmara queria, garante o vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva. E até a Leya apareceu.» Ler no Público.

 

«A Feira do Livro do Porto, que pela primeira vez é organizada pela autarquia, começa na sexta-feira sob os lemas "Liberdade" e "Futuro", contando com mais de uma centena de pavilhões de exposição.» Ler no Observador, no Diário Digital, no Sol e no Porto Canal. Ouvir na RTP.