Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Começa hoje a Festa Literária de Paraty 2014

30.07.14

 

«O escritor, ilustrador, humorista e dramaturgo brasileiro Millôr Fernandes é o homenageado da Festa Literária de Paraty deste ano, que começa esta quarta-feira, na cidade do Estado do Rio de Janeiro.» Ler no Observador.

 

«Reconhecido pela sua irreverência e estilo satírico - que muitas vezes bateu de frente com a censura, fosse dos seus próprios editores, fosse da ditadura militar brasileira -, Millôr Fernandes "experimentou" praticamente todos os campos da arte.

 

De escritor a dramaturgo, de cartunista a artista plástico, o brasileiro fazia troça inclusive de si mesmo, adotando o slogan "o escritor sem estilo" (...)». Ler no Diário Digital.

 

«O jornalista chegou a manter uma seção de humor semanal em Portugal, publicada no Diário Popular, entre 1964 e 1974, no qual utilizava a sua ironia para criticar o imperialismo norte-americano, em pleno período da ditadura do Estado Novo, ainda com Oliveira Salazar e, depois, com Marcello Caetano.» Ler no Diário de Notícias.

 

«Millôr destacou-se ainda como tradutor de peças de teatro para português, entre as quais clássicos como Hamlet, de Shakespeare, O Jardim das Cerejeiras, de Tchekov, e Antígona, de Sófocles.» Ler no Sol.

 

«A participação de Almeida Faria verifica-se no domingo, 3 de agosto, último dia da festa, quando partilha o debate com o escritor e diplomata chileno Jorge Edwards, para debater questões como paixão, ciúme e erotismo, na escrita». Ler no iOnline.