Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Dia Mundial da Poesia é hoje assinalado em todo o país

21.03.14

 

«O Dia Mundial da Poesia é hoje celebrado com várias iniciativas em todo o país, desde a leitura de poemas no Museu de Teatro ao concerto dos Penicos de Prata, no Porto, passando por um "serão" no Palácio de Belém.» Ler no Diário de Notícias.

 

«A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), na mensagem do Dia Mundial da Poesia, defende que "devemos dar a ler, nomeadamente na escola, os nossos poetas, ensinar, com rigor e entusiasmo, textos de quantos, inquirindo a linguagem, exaltaram o Homem e a vida".

 

"Tudo isto porque é contra o Homem e a vida que a teologia financeiro-político-bancária tem agido, seja em Portugal, seja na Europa da oligarquia burocrática", argumenta o poeta e crítico literário António Carlos Cortez, autor da mensagem da SPA.» Ler no Diário Digital e na RTP.

 

«Hoje, às 14.30, no Museu do Teatro, em Lisboa, ao Lumiar, o actor Sinde Filipe lê poemas de Fernando Pessoa, Cesário Verde e Alexandre O'Neil.

 

No Palácio de Belém, em Lisboa, às 21h30, Maria Cavaco Silva, mulher do Presidente da República, "promove um serão subordinado ao tema 'A poesia é uma viagem para (des)vendar mistérios', com a participação de escritores, actores, músicos e outros convidados, durante o qual haverá declamação, canto e música", informa uma nota da Presidência da República.

 

Também às 21.30, no Cinema Passos Manuel, no Porto, o quarteto Penicos de Prata apresenta o espectáculo-concerto de música e poesia erótica e satírica portuguesa, que inclui, entre outros, poemas de António Botto, Carlos Queirós, Ernesto Manuel de Melo e Castro e Liberto Cruz.» Ler no Sol.

 

«Hoje é o Dia Mundial da Poesia. Em Portugal são publicados em média 400 livros por ano.» Ver na RTP.

 

«Não há estudos conclusivos sobre o leitor-tipo de poesia em Portugal. O leitor português deste tipo de textos não tem um perfil definido (...).» Ouvir na RTP.