Dia Mundial da Poesia é hoje assinalado em todo o país
"Tudo isto porque é contra o Homem e a vida que a teologia financeiro-político-bancária tem agido, seja em Portugal, seja na Europa da oligarquia burocrática", argumenta o poeta e crítico literário António Carlos Cortez, autor da mensagem da SPA.» Ler no Diário Digital e na RTP.
«Hoje, às 14.30, no Museu do Teatro, em Lisboa, ao Lumiar, o actor Sinde Filipe lê poemas de Fernando Pessoa, Cesário Verde e Alexandre O'Neil.
No Palácio de Belém, em Lisboa, às 21h30, Maria Cavaco Silva, mulher do Presidente da República, "promove um serão subordinado ao tema 'A poesia é uma viagem para (des)vendar mistérios', com a participação de escritores, actores, músicos e outros convidados, durante o qual haverá declamação, canto e música", informa uma nota da Presidência da República.
Também às 21.30, no Cinema Passos Manuel, no Porto, o quarteto Penicos de Prata apresenta o espectáculo-concerto de música e poesia erótica e satírica portuguesa, que inclui, entre outros, poemas de António Botto, Carlos Queirós, Ernesto Manuel de Melo e Castro e Liberto Cruz.» Ler no Sol.
«Hoje é o Dia Mundial da Poesia. Em Portugal são publicados em média 400 livros por ano.» Ver na RTP.
«Não há estudos conclusivos sobre o leitor-tipo de poesia em Portugal. O leitor português deste tipo de textos não tem um perfil definido (...).» Ouvir na RTP.