Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Em Lisboa, Pamuk disse que «a Europa precisa de ter uma discussão séria sobre os seus valores»

06.10.14

 

«O escritor turco Orhan Pamuk defendeu esta sexta-feira [3] em Lisboa que “a Europa precisa de ter uma discussão séria sobre os seus valores fundamentais”. O Nobel da Literatura de 2006, autor de uma obra literária sobre a procura de uma identidade turca, dividida entre o Ocidente e o Oriente, entre modernidade europeia e tradição muçulmana, recebeu esta noite o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural na Fundação Calouste Gulbenkian, com um discurso em que prestou tributo à tradição cultural europeia, mas que terminou com uma nota crítica.

 

“A herança cultural europeia não se deve limitar à preservação dos seus monumentos, mas também à preservação dos seus valores fundamentais”, disse o escritor, na sua primeira visita oficial a Portugal. “E temos de ter uma discussão séria sobre esses valores fundamentais.”» Ler no Público.

 

«A "importante discussão" em torno dos valores fundamentais da Europa foi um dos aspetos centrais da intervenção do escritor turco e Nobel da Literatura na entrega do Prémio Vaz da Silva 2014.» Ler no Observador e no Sol.