Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Entre 7 e 9 de dezembro, Matosinhos volta a ser a capital da Poesia

03.12.14

festa da poesia jpeg.jpg

 

 

A Festa da Poesia, iniciada em 2005, vai voltar a realizar-se em Matosinhos, de 7 a 9 de dezembro, para comemorar os 84 anos sobre a morte de Florbela Espanca.

 

Esta iniciativa é um projeto da Câmara Municipal de Matosinhos, com a produção executiva da Booktailors, que pretende homenagear e celebrar os poetas e a poesia em língua portuguesa. A edição de 2014 terá como principal tema os «Poemas para Salvar a Vida» e contará com as habituais leituras públicas e conversas acerca de odes, musas e versos.

 

No sentido de dar primazia à palavra, o evento deste ano está a organizar o espetáculo «Poemas no Quarto Escuro», onde nomes como Adolfo Luxúria Canibal, Capicua, Daniel Jonas e Renato Filipe Cardoso estarão em cena no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca com as luzes apagadas, de forma a apelar ao poder da palavra dita.

 

O evento conta ainda abordar a poetry slam, uma tendência emergente nos centros urbanos, através de um espetáculo com alguns dos mais representativos intérpretes nacionais.

 

A antologia Cem Poemas para Salvar a Nossa Vida, compilada especialmente para esta edição da Festa da Poesia, vai ser apresentada pelo seu editor e organizador, Francisco José Viegas. Daniel Jonas e João Luís Barreto Guimarães são os convidados que irão ler os poemas publicados nesta edição única. O debate que se seguirá conta com a participação de Mário Cláudio, em volta da Palavra e do seu papel na salvação da humanidade.