Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Escritaria tem hoje início em Penafiel e homenageia Lídia Jorge

01.10.14

 

«O Festival Literário Escritaria está de volta a Penafiel. A edição de 2014 vai ser dedicada à escritora Lídia Jorge. Os próximos dias são descritos pelo comissário da Escritaria, Alberto Santos, como uma gritaria de afetos à volta da língua portuguesa.

 

Lídia Jorge vai andar pelas ruas de Penafiel à procura da sua própria vida e obra, estando a ser preparadas surpresas de alguns cidadãos e comerciantes. Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes e Mário de Carvalho foram os autores homenageados nas anteriores edições.» Ler e ouvir na RTP.

 

«Lídia Jorge tem um novo conto. "O organista" tem a música como tema central. Depois de ter recebido um convite do estrangeiro para escrever um conto sobre o cosmos, a escritora pôs-se a ouvir Johann Sebastian Bach para se apaziguar e acabou por nascer a ideia deste texto.» Ler e ouvir na RTP. Ler no Cadeirão Voltaire.
 
«Uma das grandes novidades deste ano é a inauguração de um roteiro turístico-literário que contém frases dos autores homenageados pelo festival ao longo dos anos. Espalhadas por diferentes locais, as inscrições permitem que o  turista conheça melhor não apenas a cidade em que se encontra mas também pensamentos soltos de figuras como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto ou Mário de Carvalho.» Ler no Babel.