Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Exemplar raro da primeira edição da obra de Shakespeare encontrado em França

26.11.14

 

«Um exemplar raro da primeira edição (First Folio) com as peças de William Shakespeare (1564-1616) foi encontrado nos arquivos da biblioteca de uma pequena cidade no norte de França, Saint-Omer, na região de Pas-de-Calais.

 

A descoberta, anunciada esta terça-feira, foi feita pelo bibliotecário e historiador de arte Rémy Cordonnier, de 31 anos, quando procurava material para uma exposição sobre literatura inglesa a realizar na referida biblioteca, no próximo Verão». Ler no Público.

 

«Um livro raro com as peças de William Shakespeare foi descoberto na biblioteca de Saint-Omer no norte de França. O livro trata-se de um First Folio, a primeira edição das peças do dramaturgo inglês e da qual se acredita existirem apenas 230 exemplares». Ler no Observador.

 

«Originalmente, as cópias eram vendidas por uma libra cada. Em 2008, um exemplar recuperado dez anos depois de ter sido roubado da Universidade de Durham, Inglaterra, foi avaliado em 15 milhões de libras.

 

Publicada em 1623, a edição das obras de Shakespeare conhecida por First Folio é um dos troféus mais cobiçados pelos bibliófilos. Até há poucos dias, conheciam-se apenas 40 exemplares completos. Agora há 41». Ler no Sol.

 

«Rémy Cordonnier, bibliotecário e historiador de arte, tropeçou no livro por acaso enquanto procurava material para uma exposição. Apesar de "muito usado" e em mau estado, o exemplar tem o mérito de ser "uma das cópias de um dos mais famosos livros do mundo"». Ler no Expresso.