Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Exposição de fotografia sobre José Saramago abre em Lanzarote

10.04.14

 

 

A partir de hoje, 10 de abril, o fotógrafo João Francisco Vilhena expõe, na ilha de Lanzarote, 29 imagens que ilustram a vida de José Saramago. A exposição está patente até 14 de maio na sala de exposições Charco de San Ginés, em Arrecife, Lanzarote.

 

Parte da mesma exposição estará no LeV -  Festival Literatura em Viagem, em Matosinhos, entre 9 e 11 de maio, um festival produzido pela Booktailors – Consultores Editoriais. No dia 10 de junho, a exposição é inaugurada em Barcelona. Resultado deste trabalho fotográfico, o livro Lanzarote, a Janela de Saramago será  apresentado ainda no mês de maio, em Portugal.

 

A exposição Lanzarote, a Janela de Saramago é constituída por imagens captadas em 1998, ano da atribuição do prémio Nobel de Literatura ao escritor, e em 2013, quando João Francisco Vilhena volta a Lanzarote e percorre os lugares onde retratou o escritor.

 

«Depois de fotografar José Saramago em Lanzarote, fiquei com a ideia de um dia voltar, com mais calma, e ampliar de alguma maneira aquele trabalho. Achava que nos Cadernos de Lanzarote havia muitas leituras a serem feitas. Mas o tempo foi passando, se calhar eu também ainda não estava preparado, e foi só em 2012 que retomei a esse projeto», explica o fotógrafo, em comunicado da Fundação José Saramago.

 

Nesta exposição, Vilhena junta fotografias a preto e branco, expostas em Estocolmo na entrega do prémio Nobel a José Saramago, a fotografias inéditas do escritor em Lanzarote. A estas, juntam-se algumas fotografias mais recentes, tiradas após a morte do escritor, que dialogam com excertos dos Cadernos de Lanzarote, diários de José Saramago escritos entre 1993 e 1997.

-

Conheça a oferta formativa da Booktailors no 1.º semestre de 2014Oficina sobre o novo Acordo OrtográficoEscrevi um livro. E agora? — Estratégias para ver o seu livro publicadoCurso de Produção e Orçamentação GráficaEscrevi uma história para crianças – como posso melhorá-la?Curso de Revisão de Texto — nível intermédioOficina de Preparação de Original em Ambiente Digital, Curso de Livro Infantil.