Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Feira de Frankfurt: Num futuro definitivamente digital, editores e autores dividem-se

14.10.14

 

A Feira do Livro de Frankfurt decorreu entre 8 e 12 de outubro. Apesar de o número de participantes ter descido, o entusiasmo dos presentes não passou despercebido. Os oradores do programa profissional da feira mostraram confiança no futuro da edição, defendendo que a indústria entrou numa nova fase. Brian Murray, administrador-delegado da HarperCollins, falou ainda de uma nova era de experimentação digital, que já garantiu resultados positivos para as editoras.

 

A Amazon, embora não estando presente na feira, foi alvo de um debate aceso, depois do anúncio de que a Kindle Unlimited, a assinatura mensal que garante o acesso ilimitado a livros digitais, chegava à Alemanha. Levantaram-se várias questões quanto a esta polémica: enquanto alguns defendem o boicote à grande retalhista em linha, outros acusam as grandes editoras de não apoiarem os autores, que,  através das oportunidades de autopublicação da Amazon, encontram o seu público e conseguem divulgar o seu trabalho.

 

Pela primeira vez, Marrocos teve presença em Frankfurt, através da união de 12 editoras que publicam em francês, árabe e berbere. Quando o mundo árabe foi o convidado de honra da feira em 2004, Marrocos esteve presente, mas os editores individuais só tinham lugar no evento enquanto visitantes. As Editions La Croisée des Chemins, a Marsam Editions, a Afrique Orient, a Yanbow Al Kitab e a Casa express editions foram as editoras que marcaram presença em 2014. Leia os artigos aqui, aqui e aqui.