Festival Literatura em Viagem faz homenagem a Rentes de Carvalho
O ex-primeiro-ministro José Sócrates é a personalidade escolhida para a conferência inaugural desta edição do LeV, que decorre entre 09 e 11 de maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos.
A Câmara de Matosinhos revelou hoje que, este ano, o LeV apresenta como tema "uma viagem aos territórios onde se move a literatura, através de mapas criados pelos livros", propondo aos convidados "uma reflexão sobre os novos mundos que a literatura contemporânea abre nesta 'era do vazio'".» Ler no Sol.
«Agendadas para sábado e domingo estão oito mesas de debate e uma mesa de encerramento. Os autores convidados serão desafiados a cartografar o quotidiano, o corpo, a identidade, as ideias, a história, a linguagem, até a própria literatura e viagem. Os debates serão protagonizados por Eduardo Lourenço, Carlos Fiolhais, Rui Ramos, António-Pedro Vasconcelos, Mafalda Veiga, Pedro Mexia, Miguel Araújo Jorge, Maria do Rosário Pedreira e Luís Miguel Rocha, entre muitos outros.» Ler no Marcador de Livros.
«A história, a identidade, as ideias, o quotidiano, são alguns dos muitos cenários onde se constrói o nosso património literário, pelo que o LeV decidiu juntar especialistas em ciência, cinema, história ou música para dialogar com autores lusófonos.» Ler no Projecto Adamastor.
«A sessão de homenagem a José Rentes de Carvalho, que terá lugar no dia 10, contará com a participação de Bruno Vieira Amaral, de Carlos Nogueira e do ex-secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas.» Ler no Diário de Notícias da Madeira.
Ler no BranMorrighan.