Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Finlândia mostra em Frankfurt um país onde a língua voa

08.10.14

 

«A Finlândia chegou a Frankfurt, onde este ano é o país convidado, para mostrar ao mundo que das línguas minoritárias também podem sair best-sellers e que parte do sucesso do seu sistema de ensino está no combate à standardização.»

 

«“Só uma língua livre pode voar”, foi com esta frase que a escritora finlandesa Sofi Oksanen terminou o seu discurso na cerimónia oficial de abertura 66.ª edição da Feira do Livro de Frankfurt que decorreu esta terça-feira [ontem], ao final da tarde, no Centro de Congressos desta cidade alemã.

 

A autora do elogiadíssimo romance A Purga, editado em Portugal pela Alfaguara, tem ascendência estoniana e nasceu na Finlândia em 1977. No seu discurso lembrou que nessa altura o país se encontrava no que ela define como “a era dourada da ‘finlandização’”, uma época de “erosão da democracia” e de “estrangulamento da liberdade de expressão”. Mas os anos passaram, ela cresceu e o seu país mudou.» Ler no Público.

 

«Esperam-se mais de 300 mil visitantes até domingo. Como sempre, o salão decorre na expectativa do anúncio do Prémio Nobel, que acontece dentro de dois dias [amanhã, 9]. Este ano, a feira abre de luto, com a morte recente do escritor alemão Siegfried Lenz.» Ler na Euronews.