Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Frankfurt: Em tempos de crise, a feira quer-se mais política

07.10.14

 

«O autor de O Alquimista [Paulo Coelho] – que está a lançar em todo o mundo o seu novo romance Adultério (ed. Pergaminho) – é  um dos convidados da 66.ª edição daquela que é a mais importante feira do sector editorial. Ao final da tarde desta quarta-feira, ele que é o exemplo do autor que utiliza todos os recursos disponíveis para chegar a mais leitores, estará à conversa com o director da Feira do Livro de Frankfurt, Juergen Boos, sobre o futuro da leitura. É um dos eventos mais importantes do primeiro dia, de tal maneira que já esgotou (até para os jornalistas) e por isso a conversa irá ser transmitida em live streaming através do site da feira

 

«Mas não só de Paulo Coelho gozará o primeiro dia da feira que este ano tem 7300 exibidores vindos de mais de 100 países e mais de 3400 eventos agendados. Há muito tempo que não se via em Frankfurt um início tão agitado. Outro autor de best-sellers, o escritor britânico Ken Follett, também repetente na feira desde que os seus livros se tornaram em séries de televisão de sucesso, apresentará o seu mais recente romance No Limiar da Eternidade, último volume da trilogia O Século, já editado em Portugal pela Editorial Presença.

 

Também um dos mais poderosos editores do mundo, Brian Murray, CEO do grupo HarperCollins e convidado deste ano da CEO Talk 2014, estará no primeiro dia da feira a responder a perguntas de jornalistas da imprensa especializada (da Livres Hebdo, The Bookseller, PublishNews Brazil,Publishers Weekly). E a escritora dinamarquesa Janne Teller fará as honras de abrir um novo espaço na feira - o Lounge dos Autores, que se situa no Pavilhão 5.1 e é um local onde os autores podem descansar e trocar ideias.

 

Ao mesmo tempo, Janne Teller dará início ao Frankfurt Undercover, um novo projecto para autores que acontece pela primeira vez na feira e de que é curadora. Durante três dias, a curadora e um grupo de autores vão estar a preparar um documento intitulado Compendium of Thoughts, um compêndio de pensamentos, como o nome indica, que depois será apresentado ao público e é entendido como “um presente para os políticos”. Janne Teller defende que por causa da natureza da crise que atravessamos os autores estão a sentir a necessidade de serem mais empenhados politicamente.» Ler no Público.