Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Guiné Equatorial já é membro de pleno direito da CPLP

23.07.14

 

«A Guiné Equatorial foi hoje aceite por consenso como membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sem que tenha havido uma votação, disseram fontes das delegações de Portugal e do Brasil. 

 

Fonte da delegação portuguesa disse aos jornalistas portugueses que "houve um consenso generalizado" favorável à entrada da Guiné Equatorial, mas também um "debate intenso", suscitado por Portugal, na sequência do qual ficou combinado que o Presidente deste novo membro da CPLP, Teodoro Obiang, deve explicar os passos já dados e previstos para cumprir as condições de adesão.» Ler no Expresso.

 

«O processo definido pela CPLP incluía o fim da pena de morte e medidas de promoção do uso do Português. Isto num país onde a língua mais falada é o Castelhano. O controverso regime de Obiang prometeu implementar uma moratória sobre a pena capital.» Ler na RTP.

 

«O Presidente de Moçambique afirmou esta quarta-feira em Díli, onde decorre a cimeira da CPLP, que a falta de recursos financeiros está a limitar a ação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. Armando Guebuza pediu formas alternativas de financiamento.» Ler na RTP.

 

«A Guiné Equatorial, que pediu adesão ao bloco lusófono em 2010, entrou hoje na CPLP como membro de pleno direito durante a décima conferência de chefes de Estado e de Governo da organização, que decorreu pela primeira vez na Ásia, no caso em Díli, Timor-Leste.» Ler na RTP.