Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Horace Enghdal, jurado do Nobel de Literatura, diz que os cursos e as bolsas estão a destruir os escritores

08.10.14

 

«Horace Enghdal é um dos 19 membros da Academia Sueca que decidem o próximo laureado com o Nobel da Literatura. Às portas do anúncio, que será feito esta quinta-feira, Enghdal falou com o jornal francês La Croix acerca do "declínio da literatura ocidental" e a "culpa" que os cursos de escrita e os apoios financeiros aos escritores têm nisso.

 

O membro da Academia Sueca aponta o dedo a uma "forma de esclerose" na criação literária no Ocidente. Esclerose que atribui aos "efeitos perversos da profissionalização do ofício de escritor em certos países, ligada aos sistemas de bolsas e apoios financeiros".

 

"Antigamente, os escritores trabalhavam como taxistas, funcionários, secretários ou empregados de balcão para ganharem a vida. Samuel Beckett e tantos outros viveram assim. Era duro, mas eles alimentavam-se literariamente." Agora, sublinha o sueco, "estão afastados da sociedade".» Ler no Expresso e aqui.

 

«Antecipar o provável vencedor do Nobel da Literatura continua a ser uma impossibilidade, tal é o segredo em torno da short list e das sessões em que se apura o nome. Milan Kundera é uma boa aposta, tal como as letras de África». Ler no Diário de Notícias.